CÂNCER DE PRÓSTATA EM PETS

2022-11-07 16:14:17
nov2022
_CAPA-BLOG-CANCER-DE-PROSTATA

É de conhecimento geral que o mês de Novembro levanta uma causa importante sobre a conscientização e prevenção do Câncer de Próstata.

A Campanha Novembro Azul também engloba os pets, isso porque cães e gatos podem ser acometidos pela doença.

De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o câncer de próstata em pets afeta mais cães do que gatos. Cães idosos, de raças de maior porte, são mais propensos às doenças. Fatores genéticos estão envolvidos, já que há predisposição racial.

Por isso, a informação e prevenção são peças-chave para o combate desta doença.

PRÓSTATA E O CÂNCER EM CÃES

A próstata é a única glândula sexual no cão macho, localizada próximo à bexiga do pet, com intuito de produzir o líquido prostático, contendo frutose, proteína, colesterol e outros.

Durante o ciclo de vida animal, a próstata passa por três fases: A que ocorre o crescimento da glândula (normalmente em animais jovens); A fase hiperplásica que ocorre em animais de meia idade, por fim, a fase final da involução.

Os amiguinhos de quatro patas são mais afetados, com a hiperplasia prostática benigna (HPB), prostatite (consiste na inflamação da próstata), abscessos (formas complexas de prostatite bacteriana crônica), metaplasia escamosa (alteração da célula original do tecido), cistos e neoplasias (tumor malígno).

A hiperplasia prostática benigna (HPB), é o aumento da próstata, em que ocorre o aumento do número de células prostáticas secundárias, normalmente isso ocorre com o envelhecimento, o que pode acarretar no aparecimento do tumor.

Por isso a prevalência é em animais mais velhinhos

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS PARA O CÃO?

O diagnóstico precoce do câncer de próstata em pets, evita muitas consequências para o animal, afinal, as principais alterações clínicas são:

• Dificuldade de urinar e infecções;
  • Espasmos musculares;
  • Dificuldade a defecar;
  • Dores abdominais;
  • Aparecimento de sangue e pus;

CÂNCER DE PRÓSTATA EM GATOS

Infelizmente os gatos não estão isentos do câncer de próstata.

A evolução rápida e desorganizada da próstata, acaba afetando a saúde e bem-estar animal.

Nos gatos, ainda que raro, pode haver a ocorrência de prostatite bacteriana crônica, abscesso e metaplasia escamosa.

Segundo o Centro Universitário Barão de Mauá, o câncer de próstata representa cerca de menos de 1% das neoplasias malignas em gatos.

As alterações clínicas são semelhantes à do cão:

• Dificuldade de urinar e evacuar
  • Dor nos membros inferiores ou na região do quadril
  • Dor abdominal
  • Presença de sangue na urina
  • Dentre outros

Embora a ocorrência seja mínima, é importante que o tutor faça o check up periódico de cães e gatos com o Médico Veterinário.