CINOMOSE E PARVOVIROSE: ENTENDA AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE DOENÇAS VIRAIS CANINAS

2023-01-21 13:26:04
jun2022
CAPA_blog_-___pet_-_Cinomose_e_Parvovirose_em_cães

A Cinomose e a Parvovirose são doenças virais que acometem cães e possuem um elevado nível de letalidade, e a única maneira de prevenir os vírus é mantendo a vacinação em dia.

Segundo relatório do Grupo de Diretrizes de Vacinação, questionários demonstraram que as principais doenças infecciosas caninas que podem ser prevenidas por vacinação, são as infecções causadas pelo vírus da cinomose canina (CDV) e pelo parvovírus canino tipo 2 (CPV2).

Vamos conhecer mais acerca desses vírus que acometem tanto os pets.

Doenças virais e seus agentes.

A Cinomose é uma doença viral causada pelo vírus da família Paramixovirirdae e gênero Morbilivírus, mais especificamente pelo vírus CDV (canine distemper virus,) ou vírus da cinomose canina (VCC).

Por ser uma doença infecto contagiosa, o vírus da cinomose é altamente transmissível, e pode ser propagado através de secreções de cães e até pelo ar. Normalmente, ele fica no organismo do animal de três a sete dias, até entrar em ação e iniciar os sintomas no organismo do animal.

A Parvovirose também é uma doença viral de alto poder de contágio, causada pelo agente parvovírus, um vírus que pertence à família Parvoviridae.

Ele manifesta-se de duas formas, a entérica que é mais frequente por mostrar vários sinais clínicos, e a miocárdica da qual não há manifestação de sinais agravantes no cão.

O vírus é transmitido pela eliminação fecal e a porta de entrada é a via oral. Porém, a infecção experimental pode ser produzida por várias vias, incluindo oral, nasal ou oronasal e pela inoculação.

Como saber se é Cinomose ou Parvovirose?

Por serem contagiosas e comuns, essas doenças são bem confundidas entre si. Mas ambas não têm exclusão e podem adoecer cachorros de todas as idades, raças e tamanhos.

Essas duas enfermidades apresentam sintomas iniciais muito semelhantes, começam com diarreia, vômito e perda de peso. Nesses casos, o tutor(a) deve atentar-se aos sinais e levá-lo a um Médico Veterinário.

A Cinomose ataca o sistema nervoso, se não tratada no início, e acarreta em convulsões, paralisia, falta de coordenação motora, mioclonia e secreção nos olhos (remela). Alguns desses sintomas podem acompanhar o animal durante toda sua vida, e na maioria dos casos, os animais podem não suportar o período de convalescência e vir a óbito.

Como é uma doença gastrointestinal viral e aguda, a Parvovirose ataca o intestino do animal, causando muita diarreia, com presença de sangue e odor fétido, vômitos incessantes, febre e perda de peso. O contato com outros animais ou ambientes já contaminados, é a principal forma de transmissão.

Por isso, cuide do seu pet com medidas preventivas e eficazes, melhor prevenir do que remediar, e em tempos como esse, salvar a vida de quem amamos, é um ato revolucionário.

Tratando-se de evolução, ciência e referência, o Labovet possui uma Vacina Polivalente, indicada para proteger e manter o seu cão saudável. A Elevencell Vac V11 tem certificado internacional da sua eficácia por combater as principais doenças que podem acometer o seu cãozinho aí na sua casa.

Entre no site e conheça mais sobre a vacina brasileira testada e aprovada, e nunca se esqueça que manter a rotina de vacinação, é sinônimo de amor. Cuide de quem você ama e escolha Elevenvell.

Além de seguir algumas medidas de proteção, a forma mais eficiente de prevenir essas doenças é vacinando o seu amigão.