CONHEÇA ALGUNS SINTOMAS QUE PODEM INDICAR QUE SEU CÃO ESTÁ ESTRESSADO

2019-05-21 16:20:24
mar2019
caoestresse-blog

O estresse é a forma física e emocional como o corpo reage às pressões externas. Ele pode causar sintomas tanto mentais como físicos e não é uma reação restrita ao organismo apenas dos seres humanos. Cães ansiosos e deprimidos afetados por altos níveis de estresse são mais comuns do que muitos imaginam. Saiba algumas características que podem indicar que seu cachorro está estressado:

Hiperatividade

Cães estressados tendem a ser bastante hiperativos. É comum que com o passar do tempo comecem a destruir móveis e objetos no intuito de liberar tensão.

Problemas gastrointestinais

Como já dito, o estresse pode causar danos à saúde física do seu cachorro. Diarreia, constipação, ou outro problema digestivo. Embora possam ser atribuídos a outras doenças podem ser causados também por estresse.

Falta de atenção

Cães estressados sofrem de nervosismo generalizado, que os faz ter dificuldade para se concentrar, prestar atenção, seguir ordens simples e demonstram desobediência.

Diminuição do apetite

Esse é outro sintoma que pode ter como causa ansiedade, depressão e estresse. Se seu pet perdeu o interesse pela comida é importante leva-lo ao veterinário para investigar os motivos.

Ofegar em excesso

Ofegar é uma ferramenta natural que os cachorros utilizam para eliminar o calor do corpo. Se o cachorro está ofegando em situações nas quais deveria estar tranquilo, é sinal que esteja tentando aliviar tensões. A respiração aumentada pode vir acompanhada de choro.

Isolamento

Um cachorro que passa a se isolar das pessoas e também de outros cães, pode estar sofrendo de ansiedade e estresse.

Sonolência

Alguns cães gostam muito de dormir. Mas, se observar que o pet está mais sonolento e letárgico do que habitual busque ajuda.

Perda de pelo

A perda de pelo também pode acontecer em casos de alto estresse e ansiedade.

Agressividade

Comportamentos agressivos podem ser indícios de um cachorro estressado ou doente. Latidos constantes, submissão, ataque a objetos, pessoas e animais podem significar que seu cão não está bem.

Automutilação

Lamber e morder as patas é uma característica comum de animais entediados, ansiosos ou estressados.

Mudanças de comportamento

É muito normal que cães estressados passem a desenvolver comportamentos novos que não condizem com a personalidade do animal. Sintomas como agressividade, timidez, depressão e fobias podem aparecer de forma generalizada.

Para que um animal viva bem ele precisa receber uma boa alimentação, ter atividades físicas regulares como passeios e brincadeiras, possuir seu próprio cantinho e acima de tudo ganhar muita atenção e carinho dos seus donos. As causas que desencadeiam o estresse podem ser variadas e ter muitas origens. Mudança de ambiente, troca de tutores, novos animais em casa, espaço pequeno, cachorros que ficam presos e inúmeros outros fatores podem ocasionar ansiedade, estresse e até depressão nos cães.

É importante que o tutor esteja familiarizado com o pet para observar qualquer alteração no seu comportamento e então procurar uma ajuda profissional. Como os sintomas são muito genéricos o ideal é levar o animal ao veterinário para examinar e descartar outras doenças e a partir do diagnóstico indicar o tratamento adequado para seu cachorro.

Seu cachorro já apresentou alguns desses sintomas? Tem alguma dúvida sobre comportamento animal? Deixe nos comentários !