fbpx

Blog Pet

Voltar

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA SEU CÃO

2019-06-21 15:59:12
Labovet
29
mar2019
atividadefisica-blog

Os exercícios físicos são fundamentais para manter a saúde, o bem-estar e a forma dos cães. Durante a atividade é importante estar atento aos sinais de cansaço do cachorro. Se ele senta, tomba, para ou parece ofegante, podem ser sinais de que a brincadeira está na hora de acabar. Algumas raças têm mais aptidão para atividades físicas que outras. Além disso, antes de praticar qualquer atividade física, leve seu cachorro ao veterinário para um check-up e se assegure que ele está em ótimas condições de saúde.

Caminhada, corrida, lançamento de objeto, flyball e natação são só alguns dos exercícios que seu pet pode fazer para gastar energia e se divertir. Conheça alguns dos principais benefícios da atividade física para seu cão:

Evita o estresse

O estresse, como já se sabe, é uma condição que infelizmente também afeta os animais. Cães estressados podem ficar agressivos, ansiosos, depressivos e ainda desenvolverem distúrbios comportamentais.

Fortalece a relação entre dono e cão

Cães que praticam atividades com seus donos tendem a ser mais cooperativos e obedientes. Os exercícios físicos junto aos tutores fazem com que os cachorros se sintam mais próximos da sua matilha, respeitando melhor a hierarquia estabelecida.

Aumenta a qualidade e a expectativa de vida

O sedentarismo pode gerar diversas doenças como a obesidade, dificuldades cardiorrespiratórias, predisposição à diabetes entre outras.

Ajuda a evitar destruição

Cães com energia de sobra têm inclinação para destruir tudo em casa. Ter uma dose diária de atividade física irá evitar que eles destruam móveis, roupas, portas, jardins e etc.

Evita brigas entre cães da mesma casa

Com a energia gasta em outras atividades, é pouco provável que cães queiram brigar. Além de que com as atividades feitas em grupo, o sentido de matilha é reforçado.

A atividade física é uma ótima prática, que com certeza melhora muitos aspectos da saúde física e mental dos cães. Mas, ainda sim precisa se tomar alguns cuidados. Cada cachorro apresenta características e resistências individuais, por essa razão, é importante conhecer e respeitar os limites do seu cãozinho.

Antes de iniciar a prática de algum esporte ou exercício leve seu cão ao veterinário para saber qual é o mais recomendado.

Praticar exercícios faz muito bem, tanto para os cães como para nós humanos. E o seu pet, gosta de brincar e fazer atividade física? Conte para gente e continue lendo nosso blog!