Revisado em 24 de Novembro de 2022
Os Jogos da Copa do Mundo já estão esquentando o clima com muita alegria e entusiasmo.
No entanto, é válido ressaltar que algumas questões precisam de uma atenção maior do tutor para que não sejam motivos de preocupação para os pets. Como o barulho excessivo de fogos de artifício, vuvuzelas e cornetas.
O uso desses itens é comum nas comemoração dos jogos, mas sabendo que o cãozinho pode ouvir até 4 vezes mais do que humanos, e os felinos possuem audição ainda maior, da qual pode alcançar faixas ultrassônicas de até 1.000.000 Hz (hertz), em comparação aos 20.000 hertz da audição humana, é dever de todos a compreensão no ato de vibrar cada gol, sem tirar a paz do animalzinho.
Por isso, listamos abaixo dicas para tranquilizar seu bichinho nos Jogos da Copa.
1) Prepare o seu pet para esse momento
Primeiramente, antes dos jogos, faça uma boa caminhada com o seu cãozinho. Já com com os gatinhos, é importante estimulá-los com brincadeiras, para que possam gastar um pouco de energia e chegarem no momento dos jogos mais relaxados.
Você também pode acostumá-los com os momentos de mais barulho. Existem áudios no Youtube com sons de fogos de artifício. Colocando por alguns minutos por dia, durante algum tento e oferecendo petiscos ao seu pet, você poderá amenizar o medo e deixar seu pet mais confiante para enfrentar esses momentos.
Além disso, existem podcasts que instruem a melhor forma de proteger seu pet contra o barulho, como é o caso do Bichos na Escuta, encontrado nas plataformas de streaming como Spotify, Deezer e Apple Podcasts.
2) Está chegando o grande momento
É hora de pensar no ambiente do jogo. Feche portas e janelas, pois seu pet pode tentar fugir quando ficar assustado com os barulhos.
Para quem mora em casa, o ideal é deixá-lo dentro de casa ou no canil. Remova objetos pontiagudos, de vidro, ou algo que possa oferecer risco ao seu bichinho.
E claro, crie um espaço confortável para ele, com sua caminha preferida ou até mesmo cabaninhas, que possam ajudar a abafar o som externo. Janelas fechadas também ajudam bastante nessa ocasião.
3) Começou o jogo, é hora da torcida
Começou, apitou!
Nesse momento começa o barulho, então se o seu animal se assustar e tentar correr, não tente segurá-lo, isso pode deixá-lo ainda mais ansioso e causar agressividade. Apenas observe sua reação com compreensão.
Afinal, o tutor precisa ter sabedoria para que o animal se sinta confortável e confiante, por isso agir com naturalidade é o mais recomendado.
Evite o uso de objetos que façam muito barulho, isso vale para todos que estão no ambiente. Caso receba algum visitante, peça cautela. O ideal é que interajam com o animalzinho para distraí-lo e se familiarizar com a ocasião.
4) Cuidado com a comida e sujeira
Uma comidinha gostosa em um ambiente higienizado é bem convidativo, não é mesmo?
Por isso, lembre-se de comentar com os convidados sobre o cuidado de não oferecer alimentos de humanos para os animais. Alguns alimentos são tóxicos e podem ser bastante prejudiciais à saúde deles.
Se quiserem mimá-los de maneira saudável, ofereça ao pet alimento próprio para animais.
Com a festança sempre acaba tendo bastante sujeira no ambiente, então muito cuidado com copos plásticos, tampinhas de garrafa e alimentos que caem no chão. Cuide e oriente a todos que joguem tudo no lixo, para impedir o acesso do seu pet.
5) Fim de jogo!
Após o fim dos jogos, certifique-se que seu animalzinho não acabará aproveitando a saída dos convidados para fugir, pois com o estresse do momento, eles podem acabar indo para a rua. Fique sempre atento!
É hora de colocar tudo no lugar, olhar se não ficou nada no chão e encher seu pet de carinho para aliviar os momentos de tensão.
Vamos nessa torcer juntos por nossa seleção, humanos e pets juntos pelo Brasil. Curta os vídeos no nosso canal Um Héroi Pet.
Revisão: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126