fbpx

Blog Pet

Voltar

CUIDADOS NA GESTAÇÃO E PARTO DE GATAS

2020-05-18 15:21:30
Labovet
31
mar2019
gatasprenhes-blog

Ao descobrir que a gata de estimação terá filhotes em breve, é muito comum que os donos se preocupem sobre os cuidados que devem adotar. Alimentação, bem-estar e saúde são questões fundamentais durante a gravidez que, assim como nos humanos, é um período delicado.

A gestação nos gatos costuma durar entre 60 a 65 dias, e é muito comum que durante esse tempo a gata sofra mudanças não apenas no corpo, como também no comportamento. Para cuidar bem da sua felina e dos filhotes antes, durante e após a gestação, confira algumas dicas que preparamos!

Antes da gestação

Caso você não tenha castrado sua gatinha, naturalmente, ela possui boas chances de ficar prenha. Por isso, além da observação do cio, o dono deve cuidar para que as vacinas estejam sempre em dia. Para garantir uma boa gestação, é fundamental que o animal esteja vacinado e saudável.

Nos gatos, é difícil perceber a gravidez logo nos primeiros dias. Em geral, os donos costumam reconhecer as mudanças no corpo e no comportamento apenas algumas semanas depois.

Durante a gravidez, é comum que a gata fique menos ativa e mais irritadiça, por isso, é preciso compreensão por parte dos donos. Como em muitos casos é necessário a ajuda do dono durante o parto. É fundamental que, nesse período, se construa uma relação de confiança.

Dependendo da quantidade de filhotes, a barriga da gatinha pode ficar mais inchada do que o normal e os pelos se afastarem. Os mamilos também podem ficar mais cheios e rosados. Ao perceber que sua gatinha está dando sinais de prenhez, procure o seu veterinário.

Gestação

O acompanhamento da gestação por um veterinário é essencial, especialmente no início. Alguns procedimentos também devem ser realizados, sempre com o objetivo de preservar a saúde da gatinha e dos filhotes.

O ultrassom, por exemplo, é recomendado, pois ajuda a avaliar a saúde do animal e também dos filhotes. A ultrassonografia deve ser feita após o 25º dia de gravidez e pode ajudar a indicar a data próxima do parto.

No caso da contagem de filhotes, o exame mais indicado é a radiografia de abdômen após 45 dias de gestação. Esse um exame importante, especialmente no acompanhamento do parto, que, no caso dos gatos, é um procedimento um pouco mais delicado.

Alimentação

Uma das maiores preocupações dos donos durante a gestação dos felinos é com a alimentação. De fato, é fundamental que a gatinha esteja bem nutrida para que possa dar à luz a filhotes saudáveis.

Hoje, já é possível encontrar suplementos e vitaminas especiais para a gestação das gatas. Da mesma forma, existem algumas rações especiais. O ideal, no entanto, é conversar com o seu veterinário para saber qual ração e vitaminas dar ao animal durante a gestação.

Em geral, as rações especiais são a base da alimentação tanto durante a gestação, quanto no período de amamentação.

Parto

Os gatos procuram sempre um ambiente confortável e seguro para dar à luz. Você pode ajudar sua gatinha, fazendo uma caixa bem confortável para que ela possa parir com tranquilidade e amamentar seus filhotes.

Procure forrar uma caixa alta e espaçosa o suficiente para caber os filhotes. Você pode usar pedaços de pano, papelão e jornais.

No caso dos gatos, o momento do parto é delicado e pode apresentar complicações. Por isso, é essencial ter um tutor para a retirada da placenta, além do corte do cordão umbilical.

Como muitos donos não se sentem preparados para realizar esse procedimento, o ideal é contar com o auxílio de um veterinário. Um dos principais sinais de que a gatinha vai parir são as contrações abdominais e uma secreção clara ou esverdeada que sai da vagina.

Após o parto

Após o nascimento, deixe que a mãe cuide dos filhotes e da sua limpeza, especialmente nos primeiros dias. Cuide com carinho também da ninhada e, caso não queira mais gatos, é a hora de achar novos lares amorosos para esses pequenos felinos.

Você também ama gatos? Então conheça mais algumas curiosidades sobre o comportamento dos bichanos e até a próxima.