DEPRESSÃO EM CACHORRO

2023-08-30 16:18:00
jun2023
800x300 (2)

Depressão em cachorro: é verdade ou um mito?

Os cães são conhecidos por sua alegria e entusiasmo, mas assim como os seres humanos, eles também podem enfrentar períodos de tristeza e depressão.

Dada a situação, infelizmente muitos tutores de pets não estão cientes dos sinais e sintomas dessa condição,  da qual seus animais de estimação podem passar.

Por isso, é importante estar atento ao comportamento do seu cão para identificar se ele está em momentos emocionalmente difíceis, porque a depressão em cães não é tão incomum.

Infelizmente, muitos tutores de pets não estão cientes dos sinais e sintomas dessa condição  da qual seus animais de estimação podem passar.

Por isso, é importante estar atento ao comportamento do seu cão para identificar se ele está em momentos difíceis, emocionalmente falando.

Para ajudar, vamos falar um pouco sobre a depressão em cães, os sintomas, causas e o que pode ser feito para ajudar seu cão a superar essa condição. Afinal, a saúde emocional do seu animal de estimação é tão importante quanto sua saúde física e bem-estar.

Free photo closeup shot of a cute adorable sad-looking domestic shih-poo type of dog indoors

POSSÍVEIS SINAIS DE DEPRESSÃO EM CACHORROS

Sendo assim, a depressão em cães pode apresentar vários sintomas. Aqui estão alguns sinais comuns que podem indicar que o seu cão esteja deprimido:

1. FALTA DE APETITE

A perda de apetite pode ser um sinal comum de depressão em cachorros. Se o seu cão normalmente tem um bom apetite e começa a recusar comida, isso pode ser um indicativo de que algo não está certo.

Free photo beautiful funy dog

2. LETARGIA

Portanto, se o seu cão está dormindo mais do que o normal, não quer brincar e não se anima com as coisas que costumavam fazê-lo feliz, pode ser um sinal de depressão.

3. MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO

Mudanças no comportamento do seu cão podem ser indicativos de depressão. Se ele se tornar mais agressivo ou mais tímido do que o normal, isso pode ser um sinal de que ele está lutando contra essa condição.

4. VOCALIZAÇÃO EXCESSIVA

Se o seu cão começa a latir ou uivar excessivamente, isso pode ser um sinal de que ele está se sentindo ansioso ou deprimido.

É claro que esses sinais podem indicar muitas coisas e não somente depressão em cachorro. Por isso, é importante observar constantemente o pet, para verificar se há outra alteração em seu comportamento. Também é importante buscar ajuda especializada, como de um Médico Veterinário.

O QUE PODE CAUSAR DEPRESSÃO EM CACHORRO?

Várias situações  podem causar depressão em cachorro. Aqui estão alguns fatores que podem contribuir para essa condição:

1. SOLIDÃO

Os cães são animais sociais e precisam de companhia para se sentirem felizes e seguros. Se o seu cão fica sozinho em casa durante longos períodos de tempo, isso pode levá-lo à depressão.

2. MUDANÇAS NA ROTINA

Cachorros são animais de rotina e podem ficar deprimidos, caso ela seja alterada de repente. Algumas mudanças como um novo membro da família e casa nova, por exemplo, acarretam e prejudicam a depressão, muitas das vezes.

3. ESTRESSE

Os cães podem ficar estressados por vários motivos, como ruídos altos, tempestades, visitas ao  Médico Veterinário, entre outros. O estresse prolongado pode piorar tudo e causar um quadro depressivo.

4. DOENÇAS FÍSICAS

Algumas doenças físicas podem levar à depressão em cachorros. Por exemplo, dor crônica, doenças cardíacas, problemas de tireoide e outras condições médicas podem afetar o bem-estar emocional do seu cão.

5. TRAUMAS

Assim como os seres humanos, os cães também podem sofrer traumas que afetam seu bem-estar emocional. Traumas como abuso, negligência e separação dos tutores podem acarretar num quadro depressivo.

O QUE FAZER SE VOCÊ SUSPEITAR QUE SEU CÃO ESTÁ DEPRIMIDO?

Se você suspeitar que seu cão está deprimido, a primeira coisa a fazer é marcar uma consulta com um Médico Veterinário.

Se o profissional descartar problemas médicos, é importante abordar as possíveis causas emocionais da depressão.

AQUI ESTÃO ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ E SEU CÃO SE VIREM LIVRE DA DEPRESSÃO:

• Passe mais tempo com ele: é importante que você passe mais tempo com seu animalzinho. Tente incluí-lo em suas atividades diárias e dedique mais tempo a brincar e interagir com ele;
  • Crie uma rotina previsível: cachorros se sentem mais seguros e felizes quando têm uma rotina previsível. Tente estabelecer uma rotina diária para o seu cão e a mantenha consistente;
  • Forneça estímulos: os cães precisam de estímulos para se manterem mentalmente saudáveis e felizes. Tente fornecer brinquedos e atividades que desafiem seu cão mentalmente e fisicamente;
  • Considere a terapia comportamental: se seu cão está lutando com a depressão, a terapia comportamental pode ser uma opção eficaz. Um treinador de cães experiente pode ajudar a identificar o problema emocional subjacente e fornecer técnicas para ajudar seu cão a superar a depressão.
  • Close up on veterinarian taking care of pet

Como pode ver, o bem-estar do seu cãozinho está relacionado a oferecer bons alimentos, vacinas e terapêuticos, mas também a dar a atenção e doar parte do seu tempo com ele. Então não esqueça, mantenha-o sempre sob sua vigilância e observação, assim, perceberá quando houver algo errado com ele.

Por fim, esperamos que tenha gostado do conteúdo sobre depressão em cachorro e que as dicas sejam úteis. Visite nosso blog e acesse conteúdos muito interessantes e úteis sobre pets.

Revisão: Samara Kalene