fbpx

Blog Pet

Voltar

ESTUDO CIENTÍFICO COMBATE MITO DA SUPERIORIDADE DA VACINA VETERINÁRIA IMPORTADA PARA CÃES

2021-11-03 15:23:27
Labovet
04
nov2021
capa_blog_elevencell_03-11

Ainda paira um estigma antigo e pouco fundamentado sobre a qualidade das vacinas para cães produzidas no Brasil. Entretanto, nos dias atuais muita coisa mudou. Os processos de fabricação são mais rigorosos, a legislação é mais clara e a fiscalização tanto no comércio quanto na aplicação de vacinas melhorou. Por isso, hoje temos um estudo científico que comprova a eficácia de uma vacina produzida no Brasil, a Elevencell, frente a uma vacina importada. Vamos entender melhor na matéria a seguir. 

estudo científico comprova vacina brasileira

O MITO

Teve uma época em que a baixa capacidade técnica e obscuridade na legislação, permitiu aventuras perigosas com a saúde de animais. E também a falta de fiscalização no processo de comercialização de vacinas, possibilitou que locais insalubres e sem supervisão técnica realizassem a venda e aplicação de imunobiológico para um animal com sanidade desconhecida e por um profissional não qualificado.

Antes, grande parte da população que consumia as vacinas brasileiras eram indivíduos de classe média e baixa renda, pessoas que queriam garantir a saúde e bem-estar dos seus animais de forma mais acessível. Esses animais, em sua maioria, eram semi-domiciliados, interagiam com muitos cães e tinham um acesso reduzido aos Médicos Veterinários. Ou seja, estavam mais expostos a fatores de risco. 

Por outro lado, os animais que utilizavam as vacinas importadas estavam menos suscetíveis a patógenos e riscos externos. Normalmente, seus tutores possuíam maiores condições financeiras e tinham um rigoroso controle de saídas e visitas ao Médico Veterinário de confiança. 

Esses fatores contribuíram para que os animais imunizados com vacinas brasileiras fossem mais suscetíveis a novas infecções e isso colocou em cheque, durante anos, a eficácia das vacinas produzidas no nosso país.

Hoje, os tutores estão mais cuidadosos com a saúde dos seus animais e investindo em produtos de qualidade e confiança. A capacidade do Médico Veterinário, de avaliar se o animal está apto para receber a vacina, após análises clínicas e anamnese e também de preparar e aplicar a vacina corretamente, contribuirá para uma vacinação segura eficaz.

O ESTUDO CIENTÍFICO

Diante dos desafios surgiu o questionamento: “E se as vacinas, brasileiras e importadas, forem expostas às mesmas condições, será que irão apresentar resposta semelhante?”. E foi a partir disso que os pesquisadores do Centro Universitário do Triângulo, em Minas Gerais, desenvolveram um ensaio clínico randomizado controlado. Onde um grupo foi imunizado com uma vacina nacional, a Elevencell V11 do Labovet, e o outro com uma vacina importada do Estados Unidos.

Foram selecionados 60 cães abrigados na Associação de Proteção Animal (APA) em Uberlândia (MG), que nunca haviam recebido nenhum imunizante e estavam completamente saudáveis. Foram avaliadas as respostas para três doenças que tem a imunização considerada essencial no Brasil: cinomose, parvovirose e hepatite infecciosa canina.

Vale destacar que o estudo científico envolveu um local de grande fluxo de animais permitindo maior exposição aos agentes infecciosos de interesse, onde a distribuição dos animais dentro dos grupos controle e tratamento foi totalmente aleatória. E além disso, teve um cuidado com o mascaramento duplo, para que nem o animal nem o profissional sabiam o tratamento que foi aplicado.

O estudo foi publicado na Veterinary Medicine and Science, uma revista científica internacional, e seus resultados mostraram que os títulos da Elevencell não foram inferiores aos da vacina importada dos EUA ao conferir títulos protetores contra o CDV, o CPV-2 e o CAV-1, confirmando a eficácia da vacina produzida no Brasil.

Para ler o estudo completo, clique aqui.

VACINA ELEVENCELL

A vacina Elevencell Vac-11 é composta por 11 antígenos em uma mesma dose vacinal. Possui suspensão de vírus vivo atenuado de Cinomose, Parvovirose, Hepatite infecciosa, Adenovírus tipo 2 e Parainfluenza; suspensão inativada de Coronavírus e suspensões bacterianas inativadas de Leptospira interrogans sorotipo canicola, icterohaemorrhagiae, pomona, grippothyphosa e copenhageni.

vacina elevencell testada comprovada

Ao todo, são recomendadas 3 doses de Elevencell que devem ser dadas a cada 3 semanas, a partir da 6ª semana de vida do cãozinho, ou conforme a orientação do Médico Veterinário. A quarta dose é opcional, mas serve para garantir maior proteção ao seu bichinho. Após isso, todo ano o seu amigo deve tomar a dose anual da vacina para continuar bem protegido.

Cada dose da Elevencell possui apenas 1mL, dessa forma garantimos que o cão não sofra com um desconforto durante a aplicação, e diminuímos as chances de algum efeito colateral.

 

Enfim, você conseguiu perceber que a Vacina Elevencell é a proteção completa e comprovada para imunizar seu cãozinho? Saiba onde encontrar nossos produtos.