fbpx

Blog Pet

Voltar

GATO VOMITAR PELO É NORMAL?

2020-05-18 11:00:44
Labovet
01
abr2019
vomitarbolasdepelo

As bolas de pelo são formadas porque os gatos realizam a própria higiene se lambendo e esse ato faz com que seja ingerida uma grande quantidade de pelos. Você já deve ter reparado que a língua dos gatos é áspera, por conta disso eles não conseguem cuspir os pelos e acabam os engolindo. Esse comportamento de ingestão dos pelos é comum e na maioria das vezes os pelos são excretados pelas fezes.

Atenção

Quando o gato começa a vomitar bolas de pelo significa que está ingerindo uma quantidade fora do normal de pelos, mas o ato de vomitar essas bolas é considerado normal se o gato faz isso até quatro vezes por mês. Se o gatinho começar a vomitar bolas numa frequência maior (mais de uma vez por semana), neste caso é necessário tomar algumas medidas para evitar o desenvolvimento de um problema maior, como bloqueio intestinal, perda de apetite, etc.

Cuidados

Algumas medidas que podem amenizar o desenvolvimento das bolas de pelo são: realizar a escovação dos pelos de forma regular, isso irá tirar o excesso de pelos mortos; dieta rica em fibras para auxiliar os movimentos intestinais, evitando a obstrução do aparelho digestivo; dar laxantes suaves à base de óleo mineral, com indicação de médico veterinário.

Vale lembrar que a higiene do gato também precisa ser feita com banhos e escovação. Quanto mais tempo os gatos ficarem sem esses cuidados, mais pelos irão acumular.

Faça visitas regulares ao veterinário para acompanhar a saúde de seu pet. Se notar algo diferente, evite a auto medicação e fique atento às vacinas anuais.