Dentre os quase 600 milhões de gatos existentes no planeta, segundo levantamento da Ecology Global Network, muitos deles são diferenciados e peculiares pelo seu exotismo.
Conheça os gatos mais exóticos do mundo e continue a leitura.
De origem canadense, os gatos da raça Sphynx são resultados da mutação de um gene, da qual a primeira ninhada aconteceu em 1966, mas não teve êxito. Após 20 anos, uma criadora resolveu cruzar um gato sem pelo com um Devon Rex, que deu origem à raça Sphynx.
Os felinos da raça Sphynx são conhecidos pela inteligência e beleza exótica. Possuem orelhas grandes e olhos profundos e seu nome significa esfinge, ademais, são reconhecidos pela falta de pelos e por terem a pele semelhante a de um pêssego.
No entanto, para quem acha que eles não têm pelo, há um equívoco. Embora não tenham bigodes ou pestanas, os Sphynx possuem uma pelagem fina e enrugada que não é nada frágil, o que os tornam ainda mais macios.
Além de espertos, são extremamente sociáveis e carinhosos, muito indicados para interação com crianças.
Como nem tudo são flores, os gatos esfinges possuem predisposição à dermatite, por isso devem ser bem cuidados e visitarem o Médico Veterinário constantemente.
Com as orelhas pequenas e dobradas e advindo da Escócia, o Scottish Fold é um gato exótico, caro e dócil.
Essa raça é famosa por ser uma das mais caras do mundo, segundo relatórios do The Ultimate Pet Rich List. A cantora Taylor Swift, por exemplo, tem a Olivia Benson, uma gata Scottish Fold avaliada no valor de US$ 97,00 milhões (R$ 523,5 milhões), sendo a 3ª mais cara do mundo todo.
Normalmente confundido com Guepardo, o gato Serval Africano é de origem africana e seu habitat natural são as savanas. Possuem porte médio e podem pesar entre 10 e 17 kg.
Com pelagem amarela com preta, são animais selvagens, exóticos e exuberantes. Além de ágeis, possuem uma audição impecável, capaz de ouvir predadores de muito longe.
O Serval Africano possui uma linha perspicaz. Nomeada de “linha de lágrima”, ela é preta e sai do olho até o focinho do gato, o que ajuda a diminuir a claridade solar e facilita na visão para caçar, ou seja, beleza e expertise são marcas presentes nesse felino.
O Serval Africano deu origem a outros gatos, como os da raça Savannah, originados a partir do cruzamento de um gato doméstico com o felino selvagem Serval. O primeiro filhote nasceu em 1986, mas o verdadeiro reconhecimento formal da raça Savannah ocorreu há mais de uma década, em 2012.
Tailandês, o gatinho Khao Manee arrasa corações com sua pelagem branca como a neve e olhares instigantes.
Normalmente são dotados de cores vibrantes e chamativas nos olhos, como azul, âmbar, verde e amarelo, sendo que muitas das vezes, o Khao Manee possui a junção de duas cores, uma em cada olho, processo genético chamado de heterocromia.
Historicamente, é conhecido como o queridinho da realeza, e só foi descoberto pelo mundo após 1999, virada de milênio, da qual tornou-se muito conhecido nos Estados Unidos.
É curioso conhecer tantas raças exóticas de gatos pelo mundo, entender como eles conseguem se adaptar em países diferentes, e que cada um possui peculiaridades que enchem os olhos de orgulho e vibra a vontade de ter um em casa, não é mesmo?
Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126