HEPATITE INFECCIOSA EM CÃES: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

2023-03-08 17:58:07
mar2023
capa_blog (5)

A Hepatite Infecciosa em cães é de grande importância para a medicina veterinária e para os tutores de plantão .

A doença é causada pelo adenovírus canino tipo 1 (CAV-1), caracterizada por ser uma doença viral multissistêmica, que ataca as células hepáticas dos cães, responsáveis pelas funções metabólicas do fígado.

Ou seja, é uma doença de alto nível de gravidade que precisa ser combatida através da vacinação.

CURIOSIDADE: HEPATITE INFECCIOSA OU DOENÇA DE RUBARTH

A Hepatite Infecciosa em cães é também conhecida como a doença de Rubarth.

Quer saber o porquê dessa curiosidade?

Inicialmente, a doença era considerada uma infecção que atacava apenas raposas, mas depois de muitos estudos, tornou-se verídico que a enfermidade também acomete os cães.

Essa descoberta foi feita por Rubarth em 1947 na Suécia, que denominou a Hepatite Infecciosa canina como doença aguda com grandes chances de óbito, na maioria dos casos.

SINAIS CLÍNICOS QUE PODEM SER OBSERVADOS NOS CÃES

Com a exposição do animal ao vírus por meio de saliva e urina de animais que já estão infectados pelo agente etiológico, podem ser observados alguns sinais clínicos nos cães, como tosse, febre, diarreia, dor abdominal, hemorragia das mucosas, apatia e etc.

Como pode ser conferido na Figura 1:

Felizmente, através de um protocolo vacinal adequado, seu cão pode ficar longe dessa doença.

Mas se o seu pet apresentar qualquer sintoma diferente da normalidade dele, leve-o ao Médico Veterinário.

Por último, mas não menos relevante: A Hepatite Infecciosa não trata-se de uma zoonose, mas sim de uma doença viral que é transmitida de animal para animal.

PROTEJA SEU PET COM MÉTODO FÁCIL E ACESSÍVEL: VACINAÇÃO

A vacinação é uma grande aliada na profilaxia de inúmeras doenças que atacam o organismo dos cães.

Por isso, é imprescindível mantê-los imunizados com vacina múltipla, como a Vacina Octocell Labovet, que protege contra enfermidades bacterianas, e também virais como a Hepatite Infecciosa Canina.