A má nutrição em cães e gatos pode ocasionar diversos problemas no organismo do animal.
Alguns petiscos podem ser indicados por Médicos Veterinários para serem utilizados como uma recompensa após brincadeira, ou para algumas finalidades específicas animal.
Atente-se ao perigo da má nutrição animal e continue a leitura.
Após o nascimento, é importante que os filhotes recebam o alimento desta fase, o colostro, que alimenta e estimula o sistema imunológico dos recém-nascidos contra os inúmeros perigos da vida, como doenças virais e bacterianas.
É muito importante que o filhote permaneça ao lado da mãe, afinal, no primeiro mês ele se alimenta de 3 a 6 vezes por dia. Após o primeiro mês, os pets precisarão iniciar a alimentação pastosa ou seca, o mercado hoje oferece diversas opções de alimentos. E todo este cronograma alimentar precisa ser verificado e aconselhado por um Médico Veterinário.
Uma dieta equilibrada em cães e gatos, garante a segurança e bem-estar deles, porque evita possíveis complicações, como:
Hiperparatireoidismo secundário nutricional, uma complicação metabólica caracterizada pelo desequilíbrio do cálcio e fósforo na dieta de cães e gatos, o que pode resultar em fraturas.
Já as hipervitaminoses são intoxicações causadas por excesso de vitamina no organismo do animal, a mais comum é a Hipervitaminose D, já que os bichinhos não produzem essa vitamina naturalmente, como nós humanos. As intoxicações podem ocasionar baixo desempenho físico e mental.
Agora que você conhece algum dos problemas que podem surgir com uma falha nutricional ou uma dieta inadequada em
cães e gatos. Lembre-se de procurar sempre orientação de um Médico Veterinário.
Conheça nossos produtos e garanta que seu animal tenha uma vida mais saudável!
Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126