OTITE E AS IMPLICAÇÕES NO BEM-ESTAR DO PET

2023-01-21 13:21:26
ago2022
CAPA_blog_-_otite

As orelhas dos cães e gatos são expostas às variáveis do ambiente, como vento, umidade, temperatura e poluição, o que facilita a entrada de parasitas e bactérias, prejudicando a saúde do animal.

A otite é uma inflamação nos ouvidos de grande importância na clínica médica de pequenos animais.

Ela pode ser causada por infecções, sarna ou até mesmo acúmulo excessivo de cera, sendo categorizada em externa, média e interna, e as particularidades de cada uma veremos mais à frente.

Otite em Felinos

Embora seja mais comum em cães, os gatos também podem ser surpreendidos. Nos felinos, aproximadamente 25% das visitas dermatológicas são por conta da otite. Muitas das vezes, é comum o surgimento da inflamação quando a umidade está baixa e quando ocorre aumento de temperatura, isso porque a umidade misturada à cera acaba gerando um incômodo e com ele a vontade de coçar. Com o aparecimento de pulgas, ácaros, carrapatos e outros parasitas fica ainda mais evidente.

Todo cuidado é bem-vindo na hora do banho. Mesmo com a fama de não gostar, alguns bichanos são banhados por seus tutores. Nesses casos, é preciso evitar o acúmulo de água na orelha deles. Se a orelha do pet ficar úmida por muito tempo, pode ser uma porta aberta para entrada e proliferação dos agentes responsáveis.

Conheça os Tipos de Otites

As otites são divididas em três categorias, por isso, se o seu pet expressar algum tipo de incômodo, não hesite em procurar auxílio de um Médico Veterinário

Otite externa: doença dermatológica do canal externo do ouvido (antes do tímpano, responsável pela passagem de som) de cães e gatos. Dentre as categorias, essa é a mais comum. As manifestações clínicas mais aparentes são: aumento da produção de cera e coloração escura do ouvido.

Otite média: ocorre atrás do tímpano, e pode ser resultado de uma otite externa mal cuidada, que evolui, causando grande desconforto e inclinação da cabeça referente a dor intensa sofrida pelo pet.

Otite interna: inflamação que ocorre nas estruturas internas do ouvido, podendo afetar o labirinto e raízes nervosas responsáveis pela coordenação e equilíbrio, o que a torna ainda mais complexa e delicada que as demais, logo, a atenção aqui precisa ser maior. Alguns pets podem apresentar sintomas neurológicos, como falta de coordenação motora.

Raças Caninas que Possuem Predisposição às Otites

Por questões anatômicas, algumas raças de cães que possuem orelhas longas, têm mais chances de desenvolver otite.

Logo, as raças mais afetadas pela otite canina, são:

• Cocker Spaniel
  • Cocker Americano
  • Basset Hound
  • Labrador Retriever
  • Golden Retriever
  • Dachshund
  • Setter Irnlandês
  • Pastor Alemão

Manifestações Clínicas e Tratamento

As manifestações clínicas mais comuns de otite, são:

• Coceira intensa na área da orelha
  • Vermelhidão
  • Odor forte
  • Excesso de cerúmen
  • Espessamento da pele
  • Apatia
  • Tristeza do pet.

O tratamento consiste na limpeza do ouvido e aplicação de produto apropriado, indicados pelo Médico Veterinário. A higienização, nesse caso, é o melhor método preventivo.

Por isso é importante manter sempre a higienização adequada da orelha dos bichinhos, para que eles não sejam acometidos por este desconforto.

Conheça a linha Etimag Labovet, solução ceruminolítica para higienização dos ouvidos e antisséptica para desinfecção, indicada para cães e gatos.