Blog Pet

Voltar

PETS E CEGUEIRA! SINTOMAS E PREVENÇÃO

2019-06-05 17:19:21
Labovet
01
abr2019
cegueiraempets-blog

Se o seu pet vive batendo o focinho nas coisas, tropeçando, apresentando sinais comportamentais nunca vistos, pode ser sinal de cegueira. Algumas doenças podem causar este problema e precisamos ficar atentos para detectar o quanto antes para procurar ajuda.

Sintomas de cegueira nos pets

– Animais confusos
– Lentidão nos movimentos
– Olham para outro lado quando os chamam
– Batem, tropeçam em objetos
– Coça constantemente com a pata ou esfregam o olho em algum lugar
– Olhos vermelhos, secos, sem brilho

Quais são as causas?

Se você perceber que seu pet apresenta algum destes sintomas o ideal é levar a um médico veterinário ou até mesmo um especializado em oftalmologia. As causas podem ser diversas, como catarata, conjuntivites, glaucomas, doença do carrapato entre outras.

Tratamento

Com o tratamento contra a cegueira na maioria das vezes é possível reverter o quadro e o pet pode voltar a enxergar. No entanto é necessário levar o pet ao veterinário assim que perceber algum sintoma e inicie o tratamento no início da doença.

O tratamento para catarata por exemplo é cirúrgico e tem um bom prognóstico. Nos casos de cegueira causada por traumas e inflamações as chances de reversão também são boas, desde que diagnosticadas rapidamente.

Prevenção

Além de prestar sempre bem atenção no comportamento de seu pet, olhe sempre dentro dos olhos deles. Assim com o hábito quando você notar algo diferente já fique atento.

Outra dica é ao menos de 2 em 2 dias limpar a remela matinal que fica no canto do olho de seu pet. Use uma gaze com soro fisiológico ou até mesmo água. Se perceber que mesmo limpando pela manhã, ao longo do dia seu pet estiver com mais remela é um sinal de que ele está com algum problema ocular, sendo indicado levá-lo ao veterinário como prevenção.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe nosso blog e aproveite mais dicas para cuidar do seu pet!