Blog Pet

Voltar

PORQUE MEU GATO SE “BANHA” TANTO?

2019-06-21 15:38:53
Labovet
01
abr2019
gatobanho-blog

Quem tem um gatinho em casa sabe que os bichanos adoram ficar se lambendo. Boa parte dos felinos passa horas esfregando a patinha na língua e depois passando na orelha, cabeça e demais partes do corpo. Para quem não sabe, esse ritual, ou o famoso “banho de gato”, tem mais finalidades do que a simples higiene, e faz parte da natureza do animal.

Contudo, quando as lambidas se tornam exageradas, é importante que o dono preste a devida atenção: elas podem indicar problemas de saúde e até psicológicos. Quer entender o porquê seu gato se “banha” tanto e quando saber se as lambidas se tornaram um problema? Confira!

Banho de gato

Basicamente, os gatos se lambem por três motivos: higiene, controle da temperatura e eliminação de odores. Em outras palavras, isso significa que o seu gatinho é capaz de tomar um banho, se refrescar e ainda passar um “desodorante natural”, usando apenas a própria língua!

Embora a higiene dos felinos seja bastante satisfatória, isso não significa que o seu bichano não merece um bom banho! Especialmente se o seu gatinho tem o hábito de passear pela rua, banhos semanais ou quinzenais devem ser considerados.

O processo de banho para os felinos é muito diferente dos cães. Primeiro, porque a maioria deles não gosta de água e, segundo, que os banhos requerem os produtos adequados. Dar banho em um gato adulto, que nunca teve essa experiência é uma tarefa nada simples. Por isso, sempre que puder, leve o bichinho a um pet shop que tenha profissionais especializados.

Se você tem planos de criar seu gato de forma mais livre, procure acostumá-lo ao banho desde cedo. Use sempre uma bacia com água morninha e produtos adequados.
Outra dica importante é sempre higienizar as patinhas quando seu bichano chegar da rua. Como os gatos lambem a pata para se “banhar”, é fundamental evitar o contato com bactérias que podem levar a doenças e infecções.

Excesso de lambidas

Embora o hábito de se lamber seja comum e saudável entre os bichanos, quando em excesso, pode indicar que algo não vai bem. Gatos que se lambem excessivamente, chegando até a se machucar, podem estar indicando sintomas e estresse ou outras questões psicológicas.É importante sempre observar os comportamentos associados do seu felino.

Por isso, caso ele esteja se lambendo muito, ficando mais isolado do que o normal e mudando de humor com frequência, é recomendado buscar o auxílio de um veterinário para checar o que está ocorrendo. As lambidas excessivas também podem ser um sinal de picadas de insetos, dermatites, micoses e até pulgas.

Banho e bolas de pelo

E se as lambidas são um processo natural dos felinos, o que dizer das bolas de pelos? Afinal, depois de tantos e tantos banhos, os gatos também acabam vomitando boa parte dos pelos que são ingeridos nesse processo.
Já tratamos sobre isso aqui no blog e você não deve se preocupar com as bolas de pelos.

Para amenizar os acessos de vômito, no entanto, você pode ajudar seu bichano promovendo escovações mais frequentes e banhos com regularidade, que ajudam a eliminar o excesso de pelos que podem ser ingeridos.

Você já conhecia os motivos pelos quais os gatos se lambem tanto? Ficou com alguma dúvida sobre quando esse comportamento deixa de ser normal? Escreva pra gente pelos comentários a até a próxima.