Blog Pet

Voltar

QUANDO É HORA DE CHAMAR UM ADESTRADOR PROFISSIONAL?

2019-06-21 15:16:02
Labovet
02
abr2019
adestrador-blog

Assim como os humanos nossos pets não nascem sabendo se comportar. É a partir da educação dos tutores, mostrando a eles o que devem ou não fazer, que cães, gatos e outros animais domésticos se tornam sociáveis e fáceis de conviver. É importante entender que muitos hábitos estão relacionados as fases do animal e são naturalmente solucionados. Animais de estimação devem ser ensinados desde filhotes. Embora muitos pais e mães de pet façam isso, nem sempre é suficiente.

Por isso, é fundamental ponderar as necessidades do animal e buscar uma ajuda profissional. O adestramento é feito para educar nos mais variados aspectos, como o simples ato de passear sem puxar a guia ou assuntos mais sérios como agressividade.

Porque contratar um adestrador?

O adestrador é um profissional que está totalmente capacitado para atender suas necessidades e a do seu pet da melhor forma possível, respeitando os limites e especificidades de cada animal e situação a ser contornada. O adestramento ensina o animal a obedecer, fazendo com que ele associe a obediência a uma recompensa. Da mesma forma ele associa a desobediência com algo negativo. É claro que tudo isso é feito com respeito às características e necessidades de cada animal.

Com que idade devo começar a adestrar meu pet?

Quanto mais cedo melhor o aprendizado. O ideal é que desde filhote o animal comece a ser adestrado. Depois de estar com a vacina em dia, seu cãozinho, gato ou outro pet está pronto para ir para rua. Apesar de ser mais difícil, animais de qualquer idade têm a capacidade de aprender e podem também ser adestrados.

Como escolher um bom adestrador?

Pesquise bastante antes de contratar qualquer profissional, peça referências e pergunte sobre o tipo de método que ele utiliza para ensinar. Dê sempre preferência aos adestradores que trabalham com reforço positivo. Veja o trabalho dele e observe se o treino é feito com amor e respeito aos animais e avalie. Infelizmente ainda muitos adestradores trabalham de forma ultrapassada, com reforços negativos, que podem até mesmo traumatizar seu bichinho.

O adestramento continua mesmo depois que o profissional for embora. Se dedique, eduque seu pet com muito amor e carinho que os resultados virão.

Você já contratou um adestrador para treinar seu bichinho? Teve bons resultados? Deixe nos comentários e continue acessando nosso blog.