Atropelamentos,envenenamentos,queimaduras, engasgo, cortes, falta de ar e até a fratura de uma patinha são situações graves que podem ocorrer com qualquer cãozinho. Acidentes infelizmente acontecem, e contar com um conhecimento prévio sobre como proceder nessas situações pode fazer toda a diferença, especialmente na hora de evitar sequelas graves e até salvar a vida dos cães.
Os primeiros socorros nem sempre são realizados em animais com risco de vida. Esses procedimentos devem ser feitos após qualquer tipo de acidente, com o objetivo de estabilizar o quadro, para que um veterinário capacitado possa avaliar posteriormente.
Como alguns acidentes são mais comuns do que outros, especialmente em cães, separamos algumas dicas que podem ajudar você a proceder de maneira adequada para realizar os primeiros socorros. Confira!
Um dos acidentes mais comuns ocorridos com os cães são os atropelamentos. Não é difícil um cão fujão se perder por aí e acabar de encontro com um carro. Os atropelamentos podem lesar tanto os órgãos internos como causar traumas externos. Situações envolvendo queimaduras e envenenamentos também ocorrem com frequência, especialmente no ambiente doméstico.
Infelizmente, não é incomum casos de vizinhos incomodados que querem envenenar animais, ou donos descuidados que, ao tentar proteger a casa de insetos e outros animais indesejados, acabam prejudicando, também, o seu amigão.
Cada tipo de acidente demanda cuidados específicos. Em todos os casos, o animal deve ser levado ao pronto atendimento veterinário o mais rápido possível para que as medidas sejam tomadas.
Na maioria das vezes não é possível avaliar todos os traumas promovidos por um atropelamento. Por isso, ao identificar o acidente, é preciso ser ágil ao verificar a possível quebra de membros e cortes. Se o animal não estiver desacordado, busque sempre usar uma proteção de uma camiseta ou pano grosso nas mãos. Mordidas são comuns nesses casos e apenas refletem que o seu amigão está com muita dor ou tentando se defender em razão do trauma.
Outra dica é improvisar uma focinheira utilizando um cadarço para evitar as mordidas e ataques. Caso você identifique alguma patinha ou membro quebrado, procure imobilizar a região com um papelão e um pano limpos. No caso de hemorragia, tente estancá-la utilizando ataduras (faixas). Feitos esses primeiros socorros, avise o veterinário antes de seguir para a clínica para que o profissional também possa se preparar para atender a emergência.
Alguns cães podem sofrer uma intoxicação alimentar ou, em casos mais graves, envenenamentos. Dependendo da substância e da quantidade, o animal pode ter as mais diversas reações. Caso o dono verifique a ingestão ou identifique a substância potencialmente tóxica, procure pegar uma amostra e levar ao veterinário. Nos casos de envenenamento, nem sempre é recomendado induzir o vômito do animal, por isso, a recomendação principal é ir direto ao pronto atendimento.
Caso o cão tenha contato com a substância ou ela atinja os olhos, é importante lavar com água limpa e abundante.
Se houver convulsões, é importante proteger o cãozinho em um colchão ou edredom para evitar traumas. Se o quadro for de falta de ar, procure deitar o seu cão e deixar o pescoço o mais e esticado possível para ajudá-lo a respirar.
No caso de envenenamento, nem todas as substâncias possuem antídotos e, muitas vezes, o médico veterinário precisará realizar tratamentos sintomáticos, por isso, o atendimento para primeiros socorros deve ocorrer da maneira mais rápida possível.
Outro acidente muito comum são as queimaduras, que ocorrem bastante no ambiente doméstico. Nesses casos, a queimadura deve ser imediatamente lavada em água corrente e limpa. Nada de aplicar sabão, gelo ou qualquer outro produto sobre o machucado. Depois de lavar bem, cubra com um pano limpo e leve o seu amigão ao veterinário.
Se o acidente acabar levando a uma parada cardíaca, é fundamental que os procedimentos de emergência por um Médico Veterinário sejam feitos até 20 minutos após o ocorrido. É importante destacar que, em nenhuma hipótese de acidente é recomendável tratar os cães em casa, pois isso pode aumentar ainda mais os riscos ou até levá-los a óbito.
Essas dicas foram úteis para você? Já precisou fazer os primeiros socorros no seu cão? Conte para nós nos comentários abaixo!