Alguns cuidados são essenciais para que o seu pet shop cause uma boa impressão e se mostre um local confiável e seguro. A maioria dos donos tem uma relação de cuidado extremo com seu pet, por isso, além de funcionários preparados para um excelente atendimento, sua loja deve garantir uma boa experiência ao cliente.
Limpeza
Certamente você não deixaria seu animal de estimação em um local sujo e mal cuidado, não é mesmo? A boa limpeza é fundamental para atrair clientes para o seu pet shop. Por isso, além de contar com um profissional designado para essa tarefa, faça o controle periódico checando se o piso está devidamente higienizado e as prateleiras não acumularam pó. Ter pisos e paredes de cores claras também auxilia na percepção com relação à limpeza.
Outro fator importante é o controle de odores. Como a urina de cães e gatos costumam ter um cheiro bastante forte, busque utilizar produtos que neutralizam odores, como o vinagre e que não prejudica a saúde dos animais. A escolha dos produtos de limpeza deve considerar principalmente a total ausência de componentes químicos que possam ser tóxicos aos pets.
Por fim, o cuidado com a limpeza nos locais de banho e tosa devem ser redobrados devido ao trânsito de animais que ficam aguardando a higienização. Garanta que as gaiolas estejam limpas, as lixeiras sejam de pedal e disponibilize álcool em gel nos locais onde há contato dos funcionários com os bichinhos.
Organização do espaço
Além de contar com uma fachada atraente e bem cuidada, a organização do espaço precisa ser funcional. As áreas de banho e tosa, por exemplo, devem ser totalmente fechadas, evitando, assim, fugas. Permitir que essas áreas sejam visíveis aos clientes também é um diferencial, pois demonstra como os pets são tratados pela sua equipe.
Os funcionários devem sempre contar com equipamentos de proteção, como máscaras, óculos e protetores auriculares, que, além da segurança, evitam a contaminação dos bichinhos.
Atendimento
Outro item essencial que merece atenção para atrair clientes para o seu pet shop é o atendimento. Além de gostar de animais, os funcionários devem ser capacitados e conhecer todos os produtos e suas funcionalidades.
Todo pet shop deve também contar com um médico veterinário habilitado para atuar como responsável técnico e não apenas como clínico. Esse profissional é responsável por certificar a segurança e os padrões de atendimento, bem como orientar clientes quanto à compra de produtos adequados, procedimentos de banho e tosa e dúvidas sobre a saúde dos pets.
Registros e regularização do pet shop
Pet shops precisam estar registrados no Ministério da Agricultura, Anvisa e Conselho Regional de Medicina Veterinária, além de contar com o alvará expedido pela Prefeitura. Deixe toda a documentação visível ao seu cliente para que ele tenha conhecimento de que seu estabelecimento está regularizado e atende todas às exigências para o funcionamento.
Protocolos de segurança
Muitos donos de pets têm uma preocupação extrema com a segurança dos seus bichinhos. Por isso, deixe afixado em locais visíveis, especialmente no setor de banho e tosa, os procedimentos padrão para evitar acidentes com os animais.
É importante buscar a constante melhoria do seu estabelecimento e a dos seus funcionários, visando garantir o melhor atendimento no melhor espaço, sempre!
Você tem dúvidas sobre como atrair clientes para o seu pet shop? Deixe seus comentários e compartilhe sua experiência conosco!