As anemias ferroprivas são hemolíticas, elas tendem a diminuir a vida útil dos glóbulos vermelhos, provocando uma insuficiência na oxigenação sanguínea e diminuição do ferro no organismo.
O ferro é um mineral importante no organismo dos leitões. Sua carência pode acarretar uma anemia, denominada anemia ferropriva, e provocar danos no desenvolvimento e produtividade animal.
BAIXA RESERVA DE FERRO E CONSEQUÊNCIAS COMO ANEMIAS FERROPRIVAS EM LEITÕES
De acordo com a Revista de Patologia Comparada, os leitões já nascem com baixa reserva de ferro comparada a outros animais domésticos, ou seja, é uma condição inerente ao animal.
A criação da suinocultura pode ser um desafio ao produtor no período neonatal, fase inicial do pré-desmame, da qual podem ocorrer várias perdas dos porquinhos recém-nascidos por diversos fatores ligados à resistência deles no ambiente.
Além disso, leitões lactantes que não são criados em terra e possuem o leite materno como única opção de ferro, alimento que possui baixas quantidades desse mineral, também têm grande chances de apresentarem anemia ferropriva.
Sabendo que as quantidades necessárias de ferro são importantes para a sanidade e desenvolvimento dos leitões em toda a sua vida produtiva, o mais aconselhável a se fazer é implementar suplementação adequada de ferro nos primeiros dias de vida.
Essa prática previne os suínos de doenças e evita prejuízos na pecuária.
O PAPEL DO FERRO NO DESENVOLVIMENTO ANIMAL
Além do ferro ser vital para todas as células e importante na síntese de DNA e metabolismo energético, esse mineral é imprescindível na oxigenação dos tecidos do suíno e de sua musculatura. O processo ocorre através da mioglobina, proteína responsável por acumular oxigênio nas células musculares.
Ou seja, é essencial na produção de hemoglobina e melhora o desempenho zootécnico do animal, potencializando ainda mais as suas funcionalidades e garantindo lucro ao produtor.
A deficiência de ferro pode acarretar insuficiência respiratória, palidez, sonolência, fraqueza e etc.
FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A ANEMIA SUÍNA E PREVENÇÃO
As doenças que assolam o rebanho também são grandes vilões para desencadearem anemias, como consequência das doenças primárias.
A perda de sangue por hemorragia eleva a probabilidade de anemia, sem dizer que na primeira semana de vida é imprescindível que o suíno receba aplicação adequada de ferro.
E a melhor forma de garantir a saúde e bem estar dos leitões e ficar livre de prejuízos é a prevenção com a suplementação do mineral.
Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126