A Hemoglobinúria Bacilar (HB) é uma doença que se apresenta da forma aguda ou subaguda afetando principalmente bovinos e, em casos raros, outras espécies. É causada por espécies de Clostridium e suas toxinas, como Cloristridium haemolyticum, e possui altas taxas de letalidade, proporcionando perdas econômicas significativas na pecuária do Brasil.
Os animais adquirem esta doença através da ingestão de pastagens contaminadas, e sua ação no organismo é extremamente rápida. Geralmente, os sinais clínicos costumam ser percebidos de um a três dias antes da morte do animal.
A maior incidência da HB, sigla que corresponde à doença, ocorre na região Sul do país, onde o solo possui grandes índices de umidade e terrenos alagados, sendo mais fácil o desenvolvimento dos agentes causadores da doença.
O Rio Grande do Sul, por exemplo, é um estado que possui áreas planas, baixas e solos com alta umidade, além de alagamento que são utilizados para o plantio de arroz. Locais com essas características se tornam ideais para disseminação desta doença.
Isso porque o micro-organismo percorre um caminho entre o intestino e o fígado, e lá se multiplica. Uma vez que os esporos do Cloristridium haemolyticum são ingeridos e chegam ao fígado, se proliferam sem a presença de oxigênio, o que é chamado de ambiente anaeróbico, e assim, acometem o animal.
É de extrema importância analisar os sinais clínicos do animal, pois eles precedem a morte em até 24 horas.
Normalmente, os sinais clínicos e sintomas mais comuns que se manifestam no rebanho são: diarreia sanguinolenta, anorexia, hemoglobinúria, apatia e dores abdominais.
No Brasil, atualmente ainda não existem dados conclusivos sobre a quantidade de bovinos afetados por esta clostridiose.
Infelizmente, como acontece em todas as clostridioses, as tentativas de tratamento possuem baixíssimas chances de obter sucesso e os animais acabam indo a óbito em poucos dias, ou até mesmo em questão de horas após manifestarem sintomas.
Devido a isso, a forma mais eficaz de se tratar a HB é a vacinação, pois ela obtém excelentes resultados na prevenção da doença.
O Labovet disponibiliza ao mercado uma excelente opção, a Clostrimune 10TH, vacina polivalente eficaz contra a Hemoglobinúria Bacilar, Carbúnculo Sintomático, Gangrena Gasosa, Enterotoxemia (enterite hemorrágica), Doença do Rim Polposo, Morte Súbita, Hepatite Necrótica, Edema Maligno e Tétano.
Saiba mais sobre o produto acessando:
VACINA CLOSTRIMUNE 10TH | Labovet Produtos Veterinários
Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126