HEMOGLOBINÚRIA BACILAR: UMA GRANDE AMEAÇA AOS REBANHOS BOVINOS DA REGIÃO SUL

A Hemoglobinúria Bacilar (HB) é uma doença que se apresenta da forma aguda ou subaguda afetando principalmente bovinos e, em casos raros, outras espécies.

A Hemoglobinúria Bacilar (HB) é uma doença que se apresenta da forma aguda ou subaguda afetando principalmente bovinos e, em casos raros, outras espécies. É causada por espécies de Clostridium e suas toxinas, como Cloristridium haemolyticum, e possui altas taxas de letalidade, proporcionando perdas econômicas significativas na pecuária do Brasil.

Os animais adquirem esta doença através da ingestão de pastagens contaminadas, e sua ação no organismo é extremamente rápida. Geralmente, os sinais clínicos costumam ser percebidos de um a três dias antes da morte do animal.

A maior incidência da HB, sigla que corresponde à doença, ocorre na região Sul do país, onde o solo possui grandes índices de umidade e terrenos alagados, sendo mais fácil o desenvolvimento dos agentes causadores da doença.

O Rio Grande do Sul, por exemplo, é um estado que possui áreas planas, baixas e solos com alta umidade, além de alagamento que são utilizados para o plantio de arroz. Locais com essas características se tornam ideais para disseminação desta doença.

Isso porque o micro-organismo percorre um caminho entre o intestino e o fígado, e lá se multiplica. Uma vez que os esporos do Cloristridium haemolyticum são ingeridos e chegam ao fígado, se proliferam sem a presença de oxigênio, o que é chamado de ambiente anaeróbico, e assim, acometem o animal.

Principais sintomas

É de extrema importância analisar os sinais clínicos do animal, pois eles precedem a morte em até 24 horas.
Normalmente, os sinais clínicos e sintomas mais comuns que se manifestam no rebanho são: diarreia sanguinolenta, anorexia, hemoglobinúria, apatia e dores abdominais.

No Brasil, atualmente ainda não existem dados conclusivos sobre a quantidade de bovinos afetados por esta clostridiose.

Tratamentos

Infelizmente, como acontece em todas as clostridioses, as tentativas de tratamento possuem baixíssimas chances de obter sucesso e os animais acabam indo a óbito em poucos dias, ou até mesmo em questão de horas após manifestarem sintomas.

Devido a isso, a forma mais eficaz de se tratar a HB é a vacinação, pois ela obtém excelentes resultados na prevenção da doença.

O Labovet disponibiliza ao mercado uma excelente opção, a Clostrimune 10TH, vacina polivalente eficaz contra a Hemoglobinúria Bacilar, Carbúnculo Sintomático, Gangrena Gasosa, Enterotoxemia (enterite hemorrágica), Doença do Rim Polposo, Morte Súbita, Hepatite Necrótica, Edema Maligno e Tétano.

Saiba mais sobre o produto acessando:

VACINA CLOSTRIMUNE 10TH | Labovet Produtos Veterinários

Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126

Gostou deste conteúdo?

Siga nas redes sociais

Compartilhe este post

Produtos Relacionados

Você também pode gostar…

Need help?

Write an email

Write to [email protected] and count on our help.

Send a message

Send a message to our WhatsApp. And talk to us.

Talk to Customer Service

Contact our Customer Service at: 0800 703 1346

Access our catalog and get to know all the products.

Discover our complete line of products with quality assurance for the prevention and treatment of small, medium and large animals.

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Scan the code
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?