A saúde dos equídeos depende principalmente do equilíbrio entre vermifugação, vacinação e alimentação adequada.
Um dos grandes desafios da equinocultura é o controle das verminoses, fator que interfere na resposta adequada do sistema imunológico na produção de anticorpos pela vacinação.
Os animais parasitados podem apresentar desde uma fraqueza, retardo no desenvolvimento até cólicas, ruptura da parede intestinal e morte.
Deve ser adotado um programa de controle estratégico, vermifugando todos os animais, onde o médico veterinário irá determinar a necessidade de cada plantel através de exames parasitológicos.
Os potros basicamente são vermifugados a partir dos 60 dias de vida. Os animais adultos são vermifugados estrategicamente 4 x ao ano, utilizando bases com amplo espectro de ação, produtos que atuem contras as formas adultas dos vermes e com ação ovicida.
Outro ponto importante no controle é sempre vermifugar os animais que cheguem à propriedade, manter as instalações sempre limpas e realizar pelo menos uma vez ao ano o OPG* para verificar o nível de infestação do plantel e verificar e eficiência da base que está sendo utilizada.
O Equimag e o MagHorse Plus atua no controle e tratamento dos principais helmintos que parasitam os equídeos, apresentando também elevado poder ovicida.
O produto deve ser aplicado direto na boca do animal observando a graduação a ser administrada de acordo com o peso do animal no êmbolo da seringa dosadora.
Ao fazer o controle das verminoses, você estará ganhando benefícios significativos para sua propriedade. Lembre-se de sempre consultar um profissional da área antes de iniciar qualquer tratamento.
Gostou do vídeo? Curta, compartilhe e deixe nos comentários dicas para os próximos assuntos.