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MIX DE PRODUTOS: ENTENDA A IMPORTÂNCIA PARA SUA LOJA AGROPECUÁRIA

2019-06-21 16:37:43
Labovet
31
maio2019
mixdeprodutos-blog

A comercialização de produtos para agropecuária no Brasil é bastante promissora devido à constante abertura de novas fronteiras agrícolas. Porém, quem atua em regiões consideradas de produção tradicional sabe que a concorrência é grande e, para conseguir seu espaço no mercado, é preciso estratégia.

Para quem tem uma loja e quer se diferenciar, além de conhecer bem o mercado e seu público, é fundamental entender algumas técnicas de gestão e varejo. Para quem quer vender mais e ter sucesso no seu negócio, é preciso criar, inovar e modificar constantemente suas práticas, testando sempre as alternativas que trazem mais resultados, ou seja, que atendem melhor o seu público em relação à concorrência.

Quem atua em qualquer comércio sabe que o sucesso das vendas está diretamente relacionado à compra. Para vender bem, é preciso adquirir produtos de qualidade, que tenham um bom preço e, acima de tudo, atendam às necessidades dos consumidores. Para saber como selecionar o mix de produto ideal para a sua loja, fazendo com que as vendas se multipliquem, confira as dicas que preparamos nesse post.

Quem compra bem, vende melhor!

Se você trabalha com produtos para agropecuária, a primeira dica é não sair comprando diversos rótulos só porque o preço dos fornecedores é atrativo. A compra do seu mix de produto também não deve levar em consideração o seu gosto, ou aquilo que você “acha que vai vender”. É preciso que o lojista e os representantes estejam atentos à demanda. Procure anotar diariamente a quantidade de consumidores e quais as características dos frequentadores da sua loja.

Ao receber um consumidor, pergunte sempre que tipo de produto ele está buscando. Isso já é uma ótima pista para avaliar aquilo que seus potenciais clientes estão querendo comprar.

O sucesso das vendas está diretamente ligado à demanda do consumidor, ao preço acessível e também ao visual da loja. Por isso, outro ponto fundamental a ser avaliado é se o mix de produto escolhido está de acordo com a imagem que você passa ao seu consumidor.

Para lojistas que estão iniciando no mercado, é preciso ter em mente que a saída dos produtos é ainda mais importante, pois, no início, é essencial que o negócio gire para que possa durar.

Mix de produto e variedade

Ter um mix de produto para agropecuária apresenta vantagens e desvantagens para os lojista e os distribuidores. Por isso, é preciso ser estratégico ao selecionar seus produtos.

Uma boa variedade certamente deixa sua loja mais atrativa para os seus consumidores e implica em um aumento das vendas. Porém, cuidado! Aumentar as vendas não significa ter mais lucro. Isso ocorre pois, quanto maior a variedade, maior o estoque. E estoque, nos dias de hoje, vira saldo e saldo, como o tempo, significa prejuízo.

Se esse aumento das vendas não cobre os custos do estoque, ter uma grande variedade não vale a pena, por mais que a loja se torne mais atrativa para o cliente.

A estratégia ideal é escolher bem o mix de produtos e controlar a sua variedade de acordo com aquilo que sai mais. Compre sempre aquilo que vende mais para reduzir a margem de erro, mas não deixe de priorizar a qualidade.

Lembre-se que você precisa conhecer bem os produtos que oferece para não frustrar o consumidor e fazer com que ele confie na sua loja.

Quando optar por comprar um produto que seja novidade ou lançamento, a dica é ter cautela e adquirir apenas pequenas quantidades, para, depois, avaliar a saída.

Por fim, opte por comprar seu mix de produtos observando sempre as épocas em que determinados rótulos vendem mais. Assim, caso você compre um produto que tenha pouca saída, as chances de prejuízos ficam diluídas.

Gostou dessas dicas? Você tem uma boa seleção de produtos para sua agropecuária? Conhecia essas técnicas para montar um estoque inteligente? Deixe seus comentários abaixo!