Uma das principais preocupações de todo pecuarista, ou gerente de fazenda, é a prevenção de doenças no seu rebanho. Por isso, é importante ter o calendário das vacinas sempre em dia.
A vacinação junto ao manejo correto garante tranquilidade para o produtor, saúde e bem-estar para o rebanho.
Tendo ciência dessa importância, fique por dentro do calendário vacinal do seu rebanho e de algumas doenças que podem afetar os animais sem a devida prevenção.
Continue a leitura!
No calendário vacinal, está previsto a proteção contra as clostridioses, enfermidades com alta morbidade e mortalidade no rebanho bovino do país. A vacinação é uma das medidas necessárias para o controle e prevenção dessas doenças.
As clostridioses são um grupo de doenças causadas pelas bactérias do gênero Clostridium sp., que acometem os animais e que estão entre as doenças que mais causam mortes nesses animais. É comum que ocorram surtos, apesar de ser possível acontecer de forma isolada.
As clostridioses que normalmente acometem os rebanhos são:
O Botulismo, causado pela produção de toxinas do Clostridium botulinum tipo C e D, é uma das clostridioses mais comuns no rebanho. Ela acontece pela falta do manejo sanitário, carência nutricional e pela ingestão de água e alimentos contaminados.
Também chamado no Brasil como “doença da vaca caída”, o Botulismo afeta tanto os bovinos de corte como o leiteiro, causando grandes prejuízos econômicos para ambos.
Também conhecido por “Manqueira”, o Carbúnculo Sintomático é uma doença infectocontagiosa, causada pela bactéria Clostridium chauvoei de difícil tratamento e potencialmente mortal, levando o animal a óbito muito rapidamente. Esta doença é caracterizada por toxemia grave e necrose muscular, entre outras alterações.
Também conhecida como Edema Maligno, é um tipo de infecção que causa lesões músculo esqueléticas e necrose nos tecidos moles dos animais. É ocasionada, na maioria das vezes, pelo Clostridium septicum e C. sordellii.
Esta doença tem um curso rápido, por isso uma alta taxa de mortalidade.
É uma infecção aguda, não contagiosa, causada pelas toxinas dos clostridios Clostridium perfringens B, C e D que causam distúrbios gastrointestinais, sintomas nervosos e morte súbita. Afeta animais de todas as idades.
A Morte Súbita é causada pelo Clostridium novyi. A evolução dessa clostridiose é muito rápida, em poucas horas o animal pode vir a óbito, sem causas visíveis.
Essas são algumas das principais clostridioses, que precisam ser conhecidas para poder ser combatidas por meio da prevenção.
Existem demais doenças que podem afetar os bovinos. Por isso, a importância do calendário de vacinação em dia.
O mercado atual disponibiliza vacinas de grande eficácia para a prevenção das clostridioses.
Na grande maioria são vacinas polivalentes com combinações bacterinatoxoides, para agir nos diferentes tipos de Clostridium.
Visto que as vacinas precisam respeitar um rigoroso protocolo pré-estabelecido pelo MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o desenvolvimento de métodos de imunização têm sido cada vez mais satisfatórios.
A Starvac, por exemplo, é uma vacina polivalente indicada para proteção contra as clotridioses e oferece facilidade no manejo por proteger o rebanho contra mais de uma doença, além da possibilidade de diminuir o número de vacinações ao longo da vida dos animais.
Revisão: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126