Blog Pet

Voltar

4 CUIDADOS PARA O CÃO FILHOTE

2020-11-06 18:39:16
Labovet
28
mar2019
cuidadoscomfilhotes-blog

É difícil resistir ao charme e à fofura de um cachorro quando filhote. Logo nos primeiros dias, um cãozinho é capaz de arrebatar até os corações mais difíceis. No entanto, depois de tomar a decisão de levar um filhote para casa, prepare-se para ter muita paciência e dedicação. Cães, quando pequenos, precisam de muito carinho, atenção e alguns cuidados especiais.
Quer saber mais? Então confira!

Desmame e alimentação

Durante os primeiros 30 dias de vida do cachorro, um dos cuidados mais indicados é manter a amamentação. Após esse período, é possível iniciar a alimentação com ração própria para filhotes. No início, como a dentição ainda é frágil, devemos usar o produto ideal respeitando a indicação do fabricante, o alimento úmido também é uma opção.

A ração deve ser adequada para filhotes já que, quando pequenos, os cachorros têm mais necessidades nutricionais que um cão adulto. É importante dar as quantidades corretas, de acordo com o porte do animal. Cães pequenos e grandes possuem necessidades diferentes, por isso a quantidade e a frequência de vezes que oferecemos a ração pode mudar.

A alimentação balanceada é fundamental para o bom desenvolvimento do filhote, por isso é importante não descuidar. Caso seu cachorro não se adapte com a alimentação, procure outras alternativas e faça a mudança gradual, já que a digestão nessa fase de filhote é bastante sensível.

Se ele apresentar perda ou ganho excessivo de peso, queda significativa da pelagem, ou alguma outra alteração visível importante, sempre é bom verificar se a ração é adequada. Na dúvida, procure um Médico Veterinário para melhor orientá-lo.

Garantir os nutrientes adequados é um dos cuidados fundamentais para o animal ter pleno desenvolvimento, e se tornar um cachorro adulto saudável. Portanto, é um indispensável zelo com o filhote.

Um local para dormir

Desde cedo, é importante acostumar seu cãozinho ao local onde ele irá dormir. Prepare-se porque no começo pode haver muito choro, mas nada que muito amor, carinho e paciência não resolvam. Uma boa dica para esses primeiros dias é: se possível, pegue um pano que tenha o cheiro da mãe ou dos demais filhotes da ninhada. Caso não for possível, garrafas pet com água morna embrulhadas com uma toalha podem ajudar. O calor da garrafa faz com que o filhote se sinta acolhido, como se estivesse perto da mãe, evitando o estresse e a sensação de abandono antes de dormir.

Vacinas

Os filhotes também precisam ser vacinados contra doenças infecciosas que podem ser muito agressivas e por vezes fatais. O primeiro ciclo de vacinação se inicia na sexta semana de vida, e será reforçado a cada 21 dias até que se complete a 3º ou 4º dose que é opcional. A partir desse período, a vacinação irá ocorrer de forma anual.

A vacina antirrábica deve ser aplicada a partir do terceiro mês de vida e, depois disso, anualmente.
Parasitas externos e internos também merecem atenção. Caso apareçam pulgas ou carrapatos nos filhotes, não deixe de fazer uso de produtos adequados para essa idade, sempre respeitando a bula do produto para segurança do filhote.

A desverminação  é muito importante no cuidado com o filhote, e ela inicia antes mesmo da primeira dose da vacina polivalente, o protocolo irá depender do produto utilizado, e a frequência de administração do vermífugo ao longo da vida do cão está ligada diretamente ao ambiente que ele vive e a sua rotina.

Higiene e passeios

Os primeiros passeios só irão ocorrer após o final do protocolo vacinal do seu amigo. Dessa forma, ele estará mais seguro para conhecer novos amigos e lugares. Até que ele possa sair, os banhos (se necessários) devem acontecer em casa, com produtos adequados para essa fase. Mesmo antes do primeiro passeio, não deixe de brincar muito e estimular seu filhote ao máximo. Como é na primeira fase que o desenvolvimento do filhote acontece, cães que são estimulados desde cedo tendem a se adaptar melhor ao adestramento.

É na primeira fase da vida que o seu cãozinho cria diversos hábitos de comportamento. Por isso, não deixe de agradá-lo pelas boas ações e reprimi-lo pelas ações erradas, de forma firme e sem violência de qualquer gênero.

Gostou dessas dicas sobre cuidados com o seu filhote? Então não deixe de conferir mais produtos de qualidade que garantem a saúde do seu cachorro. Clique aqui e saiba mais!