Seu padrão de alta qualidade composto por associação anti-helmíntica de Pamoato de Pirantel, Praziquantel e Fenbendazol, fórmula com alta relevância no tratamento e controle dessas infestações.
Saiba mais sobre as peculiaridades desses vermes intestinais e leia sobre os mais comuns em cães e gatos, cestódeos e nematódeos.
HELMINTOS E A RELAÇÃO COM PIRANTEL, PRAZIQUANTEL E FENBENDAZOLE
Helmintos são vermes parasitas que podem acometer vários animais, entre eles, os cães. Se alojam, preferencialmente, no trato gastrointestinal, causando desconfortos e outros sintomas, ocasionando a verminoses.
Para que eles não prejudiquem a saúde e bem-estar animal, é importante manter a vermifugação do seu animal em dia. Sendo que uma ótima associação para isso, é a de Pirantel, Praziquantel e Fenbendazole.
Mas afinal, para que servem o Pirantel, Praziquantel e Fenbendazole?
O Pamoato de Pirantel pertence ao grupo das tetrahidropirimidinas, que atua como um potente agonista nos receptores de acetilcolina nas células musculares dos nematoides. A ativação dos receptores de acetilcolina induz uma paralisia prolongada, espástica dos vermes e expulsão do hospedeiro.
Além disso, ganha ainda mais notoriedade por ser considerado um fármaco de baixa toxicidade em cães.
Já o Fenbendazole, é do grupo dos benzimidazois e atua sobre os vermes inibindo a enzima fumarato redutase, responsável pela síntese de adenosina trifosfato (ATP) nas mitocôndrias, levando o verme à morte por falta de energia para manter suas funções vitais.
Ele também bloqueia a entrada de glicose nas células, obrigando os helmintos a consumirem suas reservas de glicogênio, culminado com a morte deles por carência energética.
Por fim, mas não menos imprescindível, o Praziquantel é um racemato derivado da pirazinoisoquinolina. Seu mecanismo de ação não está completamente esclarecido, mas acredita-se que cause danos tegumentar e músculo paralítico no parasita causando sua morte e expulsão.
MATERIAIS E MÉTODOS UTILIZADOS PARA A VALIDAÇÃO DA EFICIÊNCIA E UTILIDADE DO VERMKILL PLUS
Foram utilizados vinte animais sem raça definida (SRD), metade de cada sexo, com idade acima de 3 meses e naturalmente infestados com os helmintos Ancylostoma spp., Strongyloides spp., Toxocara spp. e Trichuris spp. O estudo foi realizado no Canil Municipal de Cruz das Almas, localizado no município de Cruz das Almas, estado da Bahia.
Os animais foram identificados, pesados e passaram por avaliação clínica antes do início do estudo. Em todos os animais, foi realizado o tratamento com o produto Vermkill Plus Suspensão em dose única, utilizando-se a dose preconizada para uso como anti-helmíntico.
As coletas de fezes foram realizadas em um intervalo de 14 dias com amostras coletadas antes e após o tratamento e foram obtidas por coleta espontânea e foram utilizadas para exames coproparasitológico, responsáveis por indicar a presença de vermes e protozoários causadores de doenças intestinais potencialmente graves.
Depois de todo processo cauteloso e seguro, a eficácia do produto foi calculada como recomendada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que rege as políticas públicas de estímulo à saúde e bem-estar animal.
RESULTADO FINAL DA EFICÁCIA DO VERMKILL PLUS
O resultado final demonstrou que o Vermkill Plus Suspensão apresentou eficácia de 99,7 % para Ancylostoma spp. e de 100% para Strongyloides spp., Toxocara spp. e Trichuris spp.
É válido ressaltar que segundo a classificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), um produto antiparasitário é considerado altamente eficaz quando o nível de eficácia é maior que 98%, dessa forma, podemos classificar o Vermkill® Plus Suspensão como um anti-helmíntico altamente eficaz para o tratamento dos helmintos citados.
Conheça nossos vermífugos e mantenha seu pet seguro e saudável.
Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126