NEMATÓDEOS: VERMES REDONDOS MAIS COMUNS EM PETS

2023-01-21 13:22:02
ago2022
CAPA_blog_-_NEMATÓDEOS

Também conhecidos por helmintos, os vermes são parasitas internos que acometem o organismo de cães e gatos, provocando apatia, falta de apetite, fraqueza e diarreia, na grande maioria dos casos em animais jovens ou não vermifugados.

Os vermes redondos mais comuns em pets, também conhecidos como nematódeos, são do gênero Ancylostoma e Toxocara.

Ancylostoma spp: Aspectos e Contaminação

Os vermes redondos possuem formato cilíndrico, com extremidades atenuadas e sem divisões, sua pele costuma ser firme e elástica com tubo digestivo completo e medem de 10 a 15 mm.

Um exemplo é a espécie Ancylostoma sp, comum em cães e gatos que pode acometê-los independente da raça ou idade causando a enfermidade Ancilostomíase. (Figura 1)

Figura 1: Ancylostoma caninum

A contaminação ocorre quando animais têm contato direto com ambiente ou alimento que contêm larvas, e podem também ser infectados através do leite materno, afetando principalmente o trato digestório do animal.

Os principais sinais clínicos são: diarreia, vômito, perda de peso, mucosas pálidas e queda de pelos.

A maneira mais prática de evitar que esses parasitas penetrem no organismo do pet, é vermifugando regularmente de acordo com indicação Médica Veterinária.

Bicho Geográfico: Infecção Humana Causada Pelo Ancylostoma spp

O Bicho Geográfico, também conhecido como Larva Migrans Cutâneas, é uma infecção humana causada por larvas que habitam o intestino de cães e gatos.

Os principais parasitas são Ancylostoma braziliense e o Ancylostoma caninum (visto no tópico anterior), que deixam os ovos em fezes espalhados pelo solo, e se desenvolvem em larvas que entram em contato com a pele humana desprotegida.

Comumente se locomovem pelas mãos e pés, causando um certo tipo de caminho vermelho, semelhante a um mapa, por isso essas lesões são chamadas de rastros do Bicho Geográfico. ( Figura 2)

Figura 2: Bicho geográfico, Migrans Cutânea

Toxocaríase: Agente Etiológico e Cuidados

A toxocaríase é uma verminose ocasionada pelos nematódeos (vermes redondos) pertencentes à família Ascaridae, comumente os Toxocara canis, responsável por transmitir aos cães, e Toxocara cati, responsável por afetar os felinos.

São parasitas que frequentemente invadem o organismo dos pets através de alimentos contaminados. (Figura 3)

Figura 3: Toxocara ssp feminino e masculino

Os sinais clínicos são: apatia, pelo opaco, perda de apetite, abdômen distendido, inquietação e às vezes febre.

Em todos os casos de verminoses, são imprescindíveis medidas de controle e profilaxia em cães e gatos como a vermifugação adequada e atentar-se às condições de transmissão.

O Labovet possui o Vermkill Comprimido e Vermkill Suspensão, vermífugo oral de amplo espectro que previne e controla vermes indesejados no organismo de cães e gatos.