NEMATÓDEOS: VERMES REDONDOS MAIS COMUNS EM PETS

Também conhecidos por helmintos, os vermes são parasitas internos que acometem o organismo de cães e gatos, provocando apatia, falta de apetite, fraqueza e diarreia

Os vermes redondos mais comuns em pets, também conhecidos como nematódeos, são do gênero Ancylostoma e Toxocara.

Ancylostoma spp: Aspectos e Contaminação

Os vermes redondos possuem formato cilíndrico, com extremidades atenuadas e sem divisões, sua pele costuma ser firme e elástica com tubo digestivo completo e medem de 10 a 15 mm.

Um exemplo é a espécie Ancylostoma sp, comum em cães e gatos que pode acometê-los independente da raça ou idade causando a enfermidade Ancilostomíase. (Figura 1)

Figura 1: Ancylostoma caninum

A contaminação ocorre quando animais têm contato direto com ambiente ou alimento que contêm larvas, e podem também ser infectados através do leite materno, afetando principalmente o trato digestório do animal.

Os principais sinais clínicos são: diarreia, vômito, perda de peso, mucosas pálidas e queda de pelos.

A maneira mais prática de evitar que esses parasitas penetrem no organismo do pet, é vermifugando regularmente de acordo com indicação Médica Veterinária.

Bicho Geográfico: Infecção Humana Causada Pelo Ancylostoma spp

O Bicho Geográfico, também conhecido como Larva Migrans Cutâneas, é uma infecção humana causada por larvas que habitam o intestino de cães e gatos.

Os principais parasitas são Ancylostoma braziliense e o Ancylostoma caninum (visto no tópico anterior), que deixam os ovos em fezes espalhados pelo solo, e se desenvolvem em larvas que entram em contato com a pele humana desprotegida.

Comumente se locomovem pelas mãos e pés, causando um certo tipo de caminho vermelho, semelhante a um mapa, por isso essas lesões são chamadas de rastros do Bicho Geográfico. ( Figura 2)

Figura 2: Bicho geográfico, Migrans Cutânea

Toxocaríase: Agente Etiológico e Cuidados

A toxocaríase é uma verminose ocasionada pelos nematódeos (vermes redondos) pertencentes à família Ascaridae, comumente os Toxocara canis, responsável por transmitir aos cães, e Toxocara cati, responsável por afetar os felinos.

São parasitas que frequentemente invadem o organismo dos pets através de alimentos contaminados. (Figura 3)

Figura 3: Toxocara ssp feminino e masculino

Os sinais clínicos são: apatia, pelo opaco, perda de apetite, abdômen distendido, inquietação e às vezes febre.

Em todos os casos de verminoses, são imprescindíveis medidas de controle e profilaxia em cães e gatos como a vermifugação adequada e atentar-se às condições de transmissão.

O Labovet possui o Vermkill Comprimido e Vermkill Suspensão, vermífugo oral de amplo espectro que previne e controla vermes indesejados no organismo de cães e gatos.

Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126

Gostou? Compartilhe:

Produtos Relacionados:

Broad-spectrum oral dewormer tablet for dogs and cats.

Produtos Relacionados

Broad-spectrum oral dewormer tablet for dogs and cats.

Você também pode gostar…

Access our catalog and get to know all the products.

Discover our complete line of products with quality assurance for the prevention and treatment of small, medium and large animals.

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Scan the code
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?