fbpx

Great Animals Blog

Back

SAIBA COMO MANTER A PELAGEM DO SEU CAVALO BONITA E SAUDÁVEL

2019-06-03 13:35:18
Labovet
31
May2019
pelagembonita-blog

Os cavalos são animais que precisam de condições especiais de manutenção, como espaços amplos, alimentação adequada, atenção veterinária permanente, além de cuidados específicos com seu pelo. Existem muitos fatores que podem influenciar na pelagem e saúde do animal. Por essa razão, preparamos uma lista com algumas dicas para manter seu cavalo com uma pelagem bonita e saudável. Confira:

Não guarde seu animal molhado ou úmido

O ideal é que após o banho, o cavalo esteja totalmente seco antes de voltar à baia. A pelagem molhada e úmida pode causar dermatites e podridão do casco. Dê preferência para dias ensolarados e previna doenças nos cascos e membros.

Não corte totalmente a crina na região da fronte

Evite cortar totalmente a crina na região da fronte (cabeça). A crina nesta região atua como uma espécie de proteção à insolação direta sobre cabeça. Além de proteger também nos períodos mais frios do ano, exercendo aquecimento.

Cascos devem ser limpos diariamente

A limpeza diária dos cascos é uma importante etapa de cuidados de higiene para o cavalo, prevenindo complicações sérias como a maqueira. Limpe diariamente os cascos do seu cavalo no mínimo duas vezes ao dia, removendo todo material acumulado na sola.

Raspagem após o banho

A raspagem ou escovação do pelo do animal é responsável por auxiliar a troca e manutenção dos pelos, proporcionando mais brilho e maciez. Pode ser feita diariamente.

Dicas para a hora do banho

Os banhos devem ser realizados em dias quentes para facilitar a secagem. Utilize um shampoo de qualidade como o Maghorse Antisseptic que tem ação antisséptica e embelezadora. Molhe previamente o animal, aplicando o shampoo com movimentos circulares até produzir espuma em todo o corpo. Comece sempre de baixo para cima. Deixe o produto agir por aproximadamente 3 minutos e enxague. Repita a operação se achar necessário. O banho ideal dura em média de 15 a 20 minutos. Importante fazer a higienização do focinho e o chanfro. Se o cavalo se sentir incomodado com a escova, utilize uma esponja ou use simplesmente as mãos.

Utilize produtos específicos para cavalos

O uso de substâncias inadequadas para equinos pode causar danos, dermatites e outras complicações. Escolha produtos específicos, de qualidade e confiança.

O Labovet possui medicamentos, vacinas e produtos de higiene ideais para cuidar da saúde do seu cavalo.

Saiba mais AQUI!