SITUAÇÃO DA RAIVA EM BOVINOS NO BRASIL

A raiva em bovinos é uma doença infecciosa transmotida pelo morcego Desmodus rotundus. É uma zoonose que pode atingir qualquer mamífero, inclusive o homem.

RAIVA EM BOVINOS

A raiva é uma doença infecciosa que pode atingir qualquer mamífero, inclusive o homem, sendo na maioria dos casos em bovinos. É uma zoonose causada por um vírus da família Radbovírus.

Vaca com mordida do morcego
Durante os últimos tempos, o registro da doença tem preocupado produtores rurais. Só no primeiro trimestre deste ano, foram registrados 25 casos em Mato Grosso, em sua maioria em bovinos e equinos. Em Cascavel, no Paraná, os números já ultrapassaram os de 2021, afetando principalmente o gado.
Notícia da raiva em bovinos em MT
Buscando minimizar prejuízos econômicos em decorrência dessas perdas, pecuaristas buscam ajuda para proteger o animal e não deixá-lo que seja afetado por essa enfermidade.

Portanto a melhor forma de prevenção é a vacinação e revacinação anual, para proteger o rebanho e não deixar que essa zoonose se torne um problema maior de saúde pública.

Notícia da raiva bovina em AC

Como Controlar a Raiva em bovinos?

Essa doença pode ser controlada a partir de ações feitas não apenas pelo Programa Nacional de Controle da Raiva em Herbívoros, que veremos a seguir, mas também com o apoio e precaução do produtor.

Resguardar o animal com a vacinação para que ele tenha anticorpos o suficiente é fundamental. Além disso, a identificação de possíveis focos e a verificação do principal transmissor, morcego hematófago Desmodus rotundus, é essencial.

Bovinos acometidos pela raiva
Deste modo o uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), permite o monitoramento dos abrigos destes morcegos, o que ajuda na prevenção e no controle da doença.

Programa Nacional de Controle da Raiva em Herbívoros (PNCRH)

O órgão regulamentador, Ministério da Agricultura. Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA), a fim de abrandar os casos de raiva, desenvolveu o Programa Nacional de Controle da Raiva em Herbívoros (PNCRH), o que possibilita o controle populacional do principal transmissor, o morcego hematófago (Desmosdus rotundus), além de conscientizar acerca da vacinação.

Tratando-se de Saúde Única, da qual envolve saúde animal, saúde ambiental e saúde humana, o programa está intrinsecamente ligado a projetos que visam cuidar da saúde humana e animal, cooperando com a ambiental.

Visto que algumas das estratégias estabelecidas pelo PNCRH são a vigilância e cuidados nas áreas de maior risco da doença; pesquisa epidemiológica e diagnóstico acessível aos casos suspeitos; monitoramento dos morcegos hematófagos e, claro, a vacinação, que é imprescindível em todo rebanho.

Notícia de caso de raiva bovina em RS

As áreas de maior incidência são justamente as que os morcegos hematófagos se abrigam, normalmente em áreas naturais, como matas, minas de exploração e cavernas.

Por ser uma doença viral e transmissível, manter o calendário sanitário de vacinação em dia é primordial.

Situação atual da Raiva no Brasil

O ano de 2022 veio com péssimas notícias em relação à Raiva em herbívoros. Até a presente data, foram informados 7 casos em Tocantins, sendo 5 em bovinos e 2 em equinos, 25 casos em Mato Grosso, envolvendo equinos, bovinos e um morcego.

Bovino acometido pela raiva

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SEAPDR) lançará nos próximos dias o terceiro alerta sanitário para a raiva bovina no estado, já que foram contabilizados 39 focos da doença.

Vacinação da raiva em bovinos

É válido que a participação do produtor é fundamental para diminuir esse número e evitar ainda mais perdas significativas para a pecuária brasileira.

Notícia da raiva em bovinos no DF

Além dos protocolos estabelecidos pelo PNCRH que visam conscientizar acerca da vacinação, é preciso agir. Para isso, o Labovet fornece a Vacina Antirrábica Inativada composta por suspensão de vírus rábico, indicada na profilaxia da raiva em bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, equinos e muares. Os animais devem ser vacinados a partir dos 3 meses de idade, e revacinados anualmente.

Anúncio da Raiva em bovinos

Conte conosco no combate à disseminação da raiva e acesse o nosso catálogo com essa e outras vacinas contra as principais doenças que assolam os rebanhos, acesse: Labovet.com.br

Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126

Gostou deste conteúdo?

Siga nas redes sociais

Compartilhe este post

Produtos Relacionados

Você também pode gostar…

Need help?

Write an email

Write to [email protected] and count on our help.

Send a message

Send a message to our WhatsApp. And talk to us.

Talk to Customer Service

Contact our Customer Service at: 0800 703 1346

Access our catalog and get to know all the products.

Discover our complete line of products with quality assurance for the prevention and treatment of small, medium and large animals.

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Scan the code
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?