fbpx

Blog Pet

Back

ACUPUNTURA VETERINÁRIA: BENEFÍCIOS

2021-04-26 16:35:20
Labovet
15
Mar2021
Acupuntura Veterinária

A Acupuntura Veterinária consiste em utilizar as técnicas da acupuntura tradicional em animais domésticos. Entenda como ela pode ser utilizada nesse post.

A acupuntura é uma técnica chinesa em que se usa a pressão em pontos específicos do corpo para estimular respostas no sistema nervoso e fisiológico.

A técnica é utilizada originalmente em humanos e só chegou no Brasil no fim do século passado. No setor pet demorou a ser incorporada, mas os resultados positivos na longevidade e qualidade de vida tornaram a técnica atrativa.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) a reconheceu como alternativa para os tratamentos animais somente em 2014. No entanto, a Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária (Abravet) existe desde 1999.

A Acupuntura Veterinária pode ser realizada em todos os animais, grandes, médios e pequenos, e leva a vários benefícios para doenças, dores e auxilia em tratamentos complexos.

Como é feita a Acupuntura Veterinária

A técnica de Acupuntura Veterinária consiste na aplicação de agulhas, lasers, calor, pressão, correntes elétricas, ouro, entre outras formas de estimulação, em pontos específicos do corpo. Seu objetivo é o de produzir um efeito de homeostase ou de cura. Existem 112 pontos catalogados em pequenos animais até o momento, chamados de acupontos.

Cada acuponto tem uma ação específica quando estimulado, pois eles possuem várias terminações nervosas. Além disso, quando combinados, produzem diferentes reações fisiológicas. Então, cabe ao Médico veterinário escolher as combinações dentro do objetivo do tratamento.

Vale ressaltar que as ferramentas utilizadas não contêm nenhum medicamento. A técnica é apenas de pressão e estimulação das terminações nervosas.

Acupuntura Veterinária

Quando pode ser recomendada a Acupuntura Veterinária

A Acupuntura Veterinária pode ser recomendada em diversos tipos de terapia, seja para alívio da dor ou para auxiliar no tratamento de doenças crônicas.

Ademais, por ser uma técnica que estimula vários pontos e seus resultados são através da reflexologia, pode ser usada para: paralisias, convulsões, AVCs, artroses, dores na coluna (lombalgias, cervicalgias, hérnia de disco), miosites (inflamação dos músculos), tendinites, displasias, gastrites e cistites.

Ainda, a Acupuntura Veterinária pode melhorar o sistema gastro-intestinal, combater complicações dermatológicas, favorecer o sistema reprodutivo, auxiliar no combate às doenças respiratórias, ajudar no combate aos problemas neurológicos e melhorar o sistema ocular.

Além disso, a técnica também pode auxiliar no tratamento de cânceres, insuficiência renal, problemas de pele e doenças auto imunes. Isso quando utilizada em conjunto com medicamentos e outras alternativas.

Acupuntura dói?

Diferente do que parece, a acupuntura não dói, nem em humanos, nem nos animais. No momento da aplicação, pode-se sentir um incômodo, pois, as agulhas são aplicadas em pontos de tensão, mas logo depois vem a sensação de alívio. Durante o procedimento, o animal pode até sentir sonolência e relaxamento.

E você? Sabia que a acupuntura pode ser utilizada em animais? Conte-nos nos comentários!

 

O Labovet não possui o direito sobre as imagens dessa postagem.