Segundo dados da Abinpet (associação brasileira da indústria de produtos para animais de estimação), o Brasil está atualmente no ranking dos três maiores mercados do mundo em faturamento no setor pet, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Reino Unido.
O aumento na área tem sido, em média, de 10% ao ano desde 2012, demonstrando o grande potencial para a atividade. O crescimento no setor se deve a mudança cultural que agregou um animal de estimação no modelo familiar brasileiro. Hoje o animal é visto como um membro da família como qualquer outro, e seus donos querem proporcionar o melhor para os bichinhos de estimação. Muitos empreendimentos, voltados para pets, ganharam espaço como padarias caninas, marcas de roupas para cães e gatos e hotéis com o conceito pet friendly.
O selo pet friendly certifica hotéis e pousadas que aceitam bichos de estimação que viajam com seus donos. A certificação foi criada no fim de 2012 pelo Portal Turismo 4 Patas, que desenvolve conteúdo especializado em viagens com animais de estimação e organiza passeios de ecoturismo para cães e tutores.
Para um estabelecimento receber o selo, o mesmo precisa pagar uma taxa e atender a alguns requisitos que foram desenvolvidos com a ajuda de viajantes que costumam levar seus animais em viagens. Entre os critérios estão a presença de lixeiras exclusivas para as fezes dos bichos e de bebedouros com água fresca para os animais, a possibilidade de dormir no quarto com o dono, a existência de convênios com pet shops e veterinários e a receptividade em geral.
O conceito pet friendly vai além do que aceitar animais. Alguns hotéis oferecem kit hospedagem com petiscos, tapete higiênicos e mantinha ou até espaços para que o dono possa fazer as refeições acompanhado do cachorro. As exigências dependem do nível de classificação pretendido pelo estabelecimento: Standard, Premium ou Super Premium.
Um avaliador é enviado ao local para checar se todos os serviços são oferecidos. Ao ser aprovado, o estabelecimento recebe um manual de hospedagem com orientações sobre raças de cachorros, procedimentos ideais, treinamento especial para os funcionários e um pacote de divulgação no site Turismo 4 Patas.
Atualmente existem 1.000 estabelecimentos chancelados pelo selo pet friendly no Brasil. E apesar do cenário econômico atual está desfavorável para negócios nos mais variados setores, o mercado pet demonstra ser um dos poucos a manter equilíbrio durante a crise brasileira. Atentos a isso, muitos empreendedores resolveram investir no mundo pet e estão tendo bastante sucesso.
Mas, especialistas ressaltam a importância do planejamento e compatibilidade com o negócio. O empresário precisa ter afinidades e gostar muito de bichos para oferecer um serviço eficiente e de qualidade.