Blog Pet

Back

DICAS PARA UMA ADOÇÃO RESPONSÁVEL

2019-06-05 14:12:24
Labovet
28
Mar2019
adocaoresponsavel-blog

Ter um animal de estimação em casa é sinônimo de bem-estar e alegria. A presença deles oferece inúmeros benefícios para a vida e saúde de seus donos. Os pets têm o poder de aliviar a solidão e o estresse podendo, inclusive, ajudar o ser humano a viver mais.

Entretanto, é uma via de mão dupla, junto com toda as vantagens virão gastos, preocupações e muito trabalho. A aquisição de um animal requer responsabilidade e um amplo planejamento. Atenção veterinária, disponibilidade de tempo, paciência, companheirismo e cuidados ao longo de toda a vida que irão provocar mudanças significativas na rotina de seus donos.

Bichos de estimação não precisam ser frutos de uma compra. Existem milhões de animais disponíveis para adoção. A adoção de animais abandonados ajuda a combater o comércio ilegal, diminui a exploração econômica de cães e gatos e é uma forma de valorizar a vida. Essa escolha deve vir regada de amor, respeito e responsabilidade.

A adoção de um animal mudará a vida dele para sempre e muitos fatores devem ser analisados. Por isso, separamos algumas dicas importantes para te ajudar a escolher um novo amigo:

– Animais são vidas com sentimentos e precisam de constantes cuidados. Esteja disposto a dedicar boa parte do seu tempo a eles.

– A castração é uma importante medida para evitar animais de rua. Adote um animal já castrado, ou comprometa-se a castrá-lo na idade adequada.

– Pets geram gastos, avalie sua situação financeira para ração, vacinas e eventuais problemas de saúde.

– O temperamento do animal, assim como seu porte, deve ser avaliado para uma boa adaptação na casa. Apartamentos não são ideais para animais grandes ou com muita energia.

– Todos os moradores da casa devem estar de acordo com a adoção. Isso evitará conflitos futuros ou até mesmo o abandono do animal.

– Animais crescem, ficam doentes e idosos. É importante que você esteja ciente para acompanha-lo em todos os momentos.

– Cães e gatos podem viver por mais de 15 anos e será sua responsabilidade cuidar deles durante todo esse tempo.

– NUNCA abandone um animal. Animais se apegam aos donos e podem entrar em profunda depressão ao serem rejeitados. Tenha em mente que seu pet será um membro da família.

 

Hoje o número de animais abandonados no Brasil ultrapassa os 30 milhões. Mas, nós podemos mudar essa triste realidade. Através da adoção responsável ou ajudando pessoas e ONGs que trabalhem prol da vida animal.

Acesse o site umheroipet.com.br e se inspire em histórias como a de Fiuke.

Infelizmente o abandono de cães e gatos em condições especiais é ainda maior. Existe muita desinformação sobre as limitações dessem animais. Pets com algum tipo de deficiência são muito amorosos e gratos. O amor é o segredo para a felicidade de qualquer animal, tendo ou não alguma deficiência.

Acesse o site umheroipet.com.br e se inspire em histórias como a de Petra.

Apesar de não existirem dados concretos sobre a quantidade de animais com deficiência no Brasil. Acredita-se que pelo menos 10% dos pets abandonados ou resgatados têm algum tipo de limitação física. Boa parte deles nunca encontram uma família. Mas você pode fazer a diferença na vida desses animais. Não importa a raça, a cor ou sua condição física. O amor que eles oferecem é incondicional.

Acesse o site umheroipet.com.br e se inspire em histórias como a de Pretinha.

Você tem o poder de salvar vidas, faça parte dessa força do bem! Conte sua história na nossa página Um Herói Pet.