SARNA SARCÓPTICA: DOENÇA DERMATOLÓGICA EM CÃES

É uma enfermidade dermatológica em cães que causa coceira intensa e impossibilita os pets de terem qualidade de vida.

A sarna sarcóptica, também conhecida como escabiose, é uma enfermidade parasitária causada pelo agente etiológico Sarcoptes scabiei var. canis, pertencente à família Sarcoptidae.

Característica do Ácaro Sarcoptes scabiei var. canis

O ácaro causador da sarna sarcóptica em cães tem sua origem no filo Arthropoda, classe Arachnida, ordem Acarina, família Sarcopnidae, gênero Sarcoptes sp. e espécie Sarcoptes scabiei var. canis.

Um fato curioso: ele é um ácaro semelhante à aparência da aranha. Além de passar por quatro estágios, como ovo, larva, ninfa e adulto com a quarto pares de pernas.

Diferente da sarna demodécica em que o Demodex canis é transmitido pela mãe nos primeiros dias vida e se aloja nas glândulas sebáceas e folículos pilosos, a sarna sarcóptica se manifesta no cão quando há contato com o parasita no ambiente contaminado.

O ectoparasito tem período de incubação entre 1 e 2 semanas e tem seu ciclo no hospedeiro finalizado em torno de 21 dias. Além disso, é um parasito obrigatório com alta taxa de transmissão, não dependente de sazonalidade.

O cuidado com seu pet é primordial para que ele não seja acometido por micro-organismos que acarretam problemas dermatológicos.

Transmissão e Sinais Clínicos da Doença

A transmissão da Sarna sarcóptica se dá, principalmente, por contato direto do animal saudável com o animal infectado. Entretanto, a superlotação e o ambiente contaminado aumentam a disseminação.

Os quadros clínicos mais comuns são: coceira incessante em diferentes pontos da pele, feridas e crostas, vermelhidão e perda de pelos. Com isso, os cachorros tendem a ficar inquietos e apáticos.


As áreas mais afetadas são as axilas, focinho, orelhas e ventre, embora qualquer outra parte do corpo possa denotar o problema.

Caso o cão apresente uma ou mais manifestações das que foram citadas acima, é crucial a busca por orientações de um Médico Veterinário.

Tratamento

A terapêutica indicada está ligada ao estado geral do paciente e às lesões encontradas na avaliação clínica, para que se utilize o protocolo ideal para cada caso. O tratamento consiste em medicações tópicas e sistêmicas sob responsabilidade do Médico Veterinário.

Ativos como o benzoato de benzila são utilizados para tratamento local, com ótimos resultados. Este princípio ativo é proveniente do ácido benzoico, inicialmente extraído de plantas, e tem uma ação parasiticida.

Ele é encontrado na Pomaldex Labovet, pomada com propriedades em sua formulação eficazes e seguras que tratam cães com sarna sarcóptica.

Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126

Gostou? Compartilhe:

Produtos Relacionados:

Mange ointment for dogs.

Produtos Relacionados

Mange ointment for dogs.

Você também pode gostar…

Access our catalog and get to know all the products.

Discover our complete line of products with quality assurance for the prevention and treatment of small, medium and large animals.

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Scan the code
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?