TÉTANO BOVINO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O REBANHO

A doença acomete o rebanho provocando alterações do sistema nervoso central, além de gerar perda econômica significativa na pecuária

O tétano bovino é uma das clostridioses causada pela bactéria do gênero clostridium ssp.

O diagnóstico é realizado através do exame clínico somado ao histórico do animal, assim como a identificação de lesões ou manejo recente que possam ter servido de porta de entrada para o agente.

A prevenção mais eficaz é a vacinação de todo rebanho, além dos cuidados com higienização dos equipamentos e ambiente.

Clostridioses: Tétano Bovino e Contaminação

Clostridioses é um termo muito utilizado por Médicos Veterinários e produtores rurais para designar algumas enfermidades causadas por microrganismos do gênero Clostridium, um exemplo é o tétano.

A infecção não é contagiosa (não passa de animal para animal), mas é transmitida pela bactéria Clostridium tetani, presente em pastagem, solo, água e fezes contaminadas pelo agente. Se o gado estiver com lesões como, uma ferida aberta, a probabilidade de ser contaminado é bem maior, já que o risco de contato direto com a bactéria aumenta.

Ela produz toxinas potentes (tetanospasmina, tetanolisina), que afetam o sistema nervoso central do animal, com período de incubação variável, de dezoito horas a quatro semanas, levando a um quadro clínico grave, como veremos a seguir.

Quadro Clínico e Vacinação

Os sinais clínicos iniciam em geral em sete a quinze dias após a contaminação do animal, sendo os principais: rigidez muscular, dificuldade de locomoção, timpanismo, contrações involuntárias, dificuldade em abrir a boca.

A vacinação é a principal forma de prevenção para o tétano, sendo encontrado vacinas comerciais de alta eficiência. A Clostrimune 8 do Labovet, é uma vacina produzida a partir das toxinas Clostridium septicum, C. perfringens B, C e D; C. novyi; C. sordelli; C. tetani e uma bacterina de Clostridium chauvoei, que além de promover proteção para o Tétano em bovinos, ovinos, caprinos e suínos, atua na profilaxia de outras importantes clostridioses, entre elas: Carbúnculo Sintomático, Gangrena Gasosa, Hepatite Necrótica, Desinteria dos cordeiros, Enterotoxemia, Doença do Rim Polposo, Tétano e Morte Súbita.

As clostridioses de modo geral, causam muitos prejuízos econômicos na pecuária devido a morte dos animais acometidos. Para o tétano, nossa única ferramenta para diminuirmos a casuística, são medidas de profilaxia, como assepsia e antissepsia, boas práticas de manejo e a vacinação de todo o rebanho, como melhor forma de prevenção.

Texto: Samara Kalene
Médica Veterinária: Analaura Pereira – CRMV-SC 09126

Gostou deste conteúdo?

Siga nas redes sociais

Compartilhe este post

Produtos Relacionados:

Organic, invigorating and replenishing injectable stimulant.

Produtos Relacionados

Organic, invigorating and replenishing injectable stimulant.

Você também pode gostar…

Need help?

Write an email

Write to [email protected] and count on our help.

Send a message

Send a message to our WhatsApp. And talk to us.

Talk to Customer Service

Contact our Customer Service at: 0800 703 1346

Access our catalog and get to know all the products.

Discover our complete line of products with quality assurance for the prevention and treatment of small, medium and large animals.

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Scan the code
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?