O PAPEL DO GATO NA DOENÇA DO BICHO GEOGRÁFICO

Os pets são os principais companheiros dos seres humanos, por isso devem ser bem cuidados para que não ofereçam riscos à saúde dos seus tutores

E falando em doenças, o bicho geográfico se destaca por ser uma zoonose, sendo os cães e principalmente o gato, seu transmissor e hospedeiro. Nos humanos, a doença apresenta lesões cutâneas lineares semelhantes a caminhos, principalmente na região dos pés, nádegas e mãos. Já ouviu falar do bicho geográfico? Então segue a leitura que vamos te explicar mais sobre o assunto.

A doença

O bicho geográfico é o nome popular de uma doença causada pela larva migrans cutânea do parasita Ancylostoma spp., que são comuns em países tropicais, como o Brasil. 

A contaminação dos animais é através da ingestão das larvas do parasita ou pela penetração delas na pele. Os gatos filhotes desenvolvem sintomas mais graves, mas todos podem apresentar anemia, vômitos, perda de peso e fezes escuras e com sangue (melena).

Nos humanos, o bicho geográfico apresenta lesões de pele que irritam e causam coceira, além de deixar vermelhidões

Diagnóstico e tratamento do bicho geográfico

A melhor forma de identificar o bicho geográfico nos animais é através do exame coproparasitológico, com a técnica de flutuação fecal e observação dos ovos no microscópio. 

Quanto ao tratamento, os medicamentos mais indicados são os que contêm em sua composição o Pirantel e Fenbendazole. Além da emodepsida, ivermectina, milbemicina e selamectina, que também apresentam bons resultados. A utilização dos medicamentos deve ser de 3 a 5 dias e depois um reforço após 2 semanas. É importante que procure sempre um Médico Veterinário e siga suas instruções.

O Labovet tem em seu catálogo o VermKill Plus, vermífugo que possui a ação combinada do Pirantel, Praziquantel e Fenbendazole. Eficaz no combate de endoparasitas que infectam cães e gatos. 

Prevenção

Com o crescimento da população felina, sua presença foi se tornando mais comum em praças e parques. Para passeios, brincadeiras e interação com outros animais. Isso exige um cuidado dos tutores para que eles e seus pets não sejam infectados. 

Ações de educação sanitária, posse responsável, recolhimento das fezes dos animais durante os passeios e vermifugação periódica são as melhores formas de prevenção contra o bicho geográfico. 

Para saber mais, leia nosso artigo técnico “Cuidado com o bicho geográfico“.

 

Revisado em: 25 de Agosto de 2022

Gostou? Compartilhe:

Produtos Relacionados:

Broad-spectrum oral dewormer tablet for dogs and cats.

Produtos Relacionados

Broad-spectrum oral dewormer tablet for dogs and cats.

Você também pode gostar…

Access our catalog and get to know all the products.

Discover our complete line of products with quality assurance for the prevention and treatment of small, medium and large animals.

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Scan the code
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?