Carrapatos e bernes em bovinos são grandes desafios na pecuária. Pois eles afetam a saúde e o desempenho animal. Sendo assim, é necessário explorar os desafios que esses parasitas representam e discutir estratégias eficazes para o controle, promovendo, assim, a saúde e o bem-estar do rebanho.
PREJUÍZOS DOS CARRAPATOS NA PRODUÇÃO LEITEIRA
Os carrapatos não só causam desconfortos nos bovinos, mas também atuam como vetores de várias doenças, como a Tristeza Parasitária Bovina. Dado isso, é importante entender como esses parasitas podem comprometer a saúde do gado, causando prejuízos na produção.
No caso do leite, por exemplo, os prejuízos que os carrapatos causam na perda de leite por vaca, é de aproximadamente R$ 245,70. Ao passo que, um rebanho com 100 vacas em lactação, sem um manejo sanitário adequado, o prejuízo pode ser de quase 25 mil reais por ano.
Visto que o controle de carrapatos em clima tropical, predominantemente na maioria das regiões brasileiras, é muito difícil, algumas estratégias são necessárias para amenizar este cenário.
Continue essa leitura, afinal, o assunto abordado mais adiante será sobre estratégias aplicadas não somente para o controle de carrapatos, mas também de bernes.
BERNES: LARVAS INDESEJADAS SOB A PELE DO GADO
Os bernes, embora pequenos em tamanho, podem causar grandes preocupações para o produtor rural. Eles são ectoparasitas que atingem a parte externa do animal, proveniente de ovos de moscas Dermatobia hominis, conhecidas popularmente como moscas varejeiras, que foram depositados em feridas abertas e eclodiram na forma larval a qual prejudica o desenvolvimento do animal por trazer muito desconforto e lesões no couro.
Desse modo, esses parasitas precisam ser controlados para evitar os impactos na saúde dos bovinos e danos econômicos, como:
- Redução na produção de carne e leite;
- Diminuição na qualidade da carne, já que os bernes causam nódulos subcutâneos;
- Bicheiras;
- Retardo no crescimento;
- Predisposição a doenças.
Sobretudo, os bernes prejudicam a produção de carne, uma vez que causa danos parciais ou totais no couro do gado. Estudos da Embrapa concluem que animais com 20 a 40 bernes chegam a perder entre 9% a 14% de peso. Peles com 10 a 20 perfurações em sua região nobre perdem de 30% a 40% do valor comercial.
Sendo assim, a melhor forma de controle e prevenção é com a adoção de estratégias que serão enfatizadas a seguir.
Continue a leitura.
ESTRATÉGIAS NO CONTROLE DE CARRAPATOS E BERNES
Em primeiro lugar, é imprescindível discutir estratégias e planos que controlem a infestação de carrapatos e bernes na propriedade rural.
Sobretudo, é importante:
- Consultar um Médico-veterinário para integrar um Programa de Controle, juntamente com manejo sanitário e produtos adequados para o combate destes parasitas;
- Monitoramento regular do rebanho, para identificar e tratar possíveis infestações de carrapato e berne;
- Entender o ciclo do berne é primordial para evitar possíveis prejuízos;
Em síntese, carrapatos e bernes podem representar desafios significativos na pecuária, mas com estratégias de controle eficazes, os produtores podem proteger a saúde de seus rebanhos e melhorar a produtividade.
Por isso, o Labovet conta em seu portfólio com antiparasitários eficazes, como o Carbeson, no combate de carrapatos.
Consulte um representante e CLIQUE AQUI!