Clostridioses é o termo genérico usado para denominar as doenças causadas por bactérias do gênero Clostridium, normalmente presentes no intestino dos animais e no ambiente. As várias enfermidades causadas por esse tipo de microrganismo acometem especialmente bovinos, ovinos e caprinos. Gado de elite com ótimos sistemas de produção estão ligados com a incidência da doença. As clostridioses junto com a raiva e a intoxicação por plantas é uma das causas que mais matam e que mais geram perdas econômicas significativas na pecuária.
As Clostridioses mais importantes com grande impacto são:
Carbúnculo Sintomático
Conhecido popularmente como manqueira, transmitido pela bactéria Clostridium chauvoei via esporos através da alimentação;
Botulismo
Transmitido pela bactéria Clostridium botulinum tipos C e D se dá através da ingestão de águas estagnadas e alimentos contaminados;
Gangrena Gasosa
Transmitida pela bactéria Clostridium perfringens por esporos presentes no solo e a Enterotoxemia transmitida pelas bactérias Clostridium perfringens B, C e D. e Clostridium sordellii, através da mãe ou do ambiente.
Os surtos ocasionados pelas Clostridioses têm fatores correlacionados aos erros de manejo, como a não vacinação de todos os animais, a vacinação com agulhas contaminadas, a suplementação mineral inadequada, a permissão de acesso dos animais a fontes de água e alimentos impróprios para consumo, entre outros. Apesar de existente, o tratamento não costuma ser eficiente devido à rápida evolução das doenças.
A vacinação é a única medida preventiva eficaz contra as Clostridioses. É importante que o produtor se informe e procure vacinar o seu gado com uma vacina de qualidade como a vacina polivalente Starvac, produzida a partir de toxinas e uma bacterina obtidas através das culturas de Clostridium chauvoei; C. botulinum tipo C e tipo D; C. septicum; C. novyi; C. perfringens tipo B, C e D e C. sordelli, inativadas pelo formol e adsorvidas em hidróxido de alumínio gel. As vacinas polivalentes e de alto padrão surgiram como um modelo para se controlar com eficácia e segurança esse tipo de enfermidade nas diferentes categorias.
Gostou de saber sobre as Clostridioses? Deixe nos comentários e aproveite para seguir nossas redes facebook, instagram e youtube!