Great Animals Blog

Back

STARVAC + PROFIT: COMO MELHORAR O DESEMPENHO  DO REBANHO DURANTE A VACINAÇÃO!

2023-05-26 09:02:13
Labovet
25
May2023
800x300 (1)

O desempenho dos rebanhos pode ser avaliado através de alguns marcadores que asseguram a saúde e bem-estar animal.

Manejo adequado, implementação de tecnologia no campo, nutrição e sanidade são alguns parâmetros que fomentam a qualidade de vida animal.

Para isso, é preciso ter soluções preventivas às enfermidades que podem acometer os rebanhos com certa facilidade. 

Sendo assim, deve-se  pensar nos diversos benefícios em utilizar a vacinação como forma de prevenção, pois, protege os animais do acometimento dessas doenças. Isso gera tranquilidade a longo prazo aos produtores, tendo em vista a redução de custos com o tratamento de doenças e até mesmo a perda de animais por complicações.

Neste artigo, queremos, além de mostrar a importância da vacinação, falar sobre melhorias no desempenho do rebanho na vacinação.

Acompanhe!

3 DICAS PARA MELHORAR O DESEMPENHO DO REBANHO NA VACINAÇÃO

Para melhorar o desempenho durante o manejo da vacinação, podemos aderir a algumas práticas. Verifique as 3 dicas abaixo:

1. CUIDADO COM A MANUTENÇÃO DA TEMPERATURA DAS VACINAS

Para que as vacinas sejam eficientes devemos garantir que a temperatura seja conservada desde o transporte até o momento da aplicação nos animais, para isso devemos transportá-las em caixas térmicas ou isopor com gelo. 

A temperatura deve ser mantida entre 2°C a 8°C, e é imprescindível para manutenção da qualidade vacinal.

2. AMBIENTE E CONDUÇÃO DOS ANIMAIS PARA A VACINAÇÃO

Independente da estrutura do local onde os animais serão vacinados, vale ressaltar a importância de determinar que esse ambiente proporcione bem-estar para eles. 

Um local seguro, organizado, com pouco barulho e tranquilo, que o manejo possa ser conduzido sem pressa, minimiza o estresse gerado pelo manejo nos animais. É de grande importância seguir esse protocolo, uma vez que o estresse envolve mecanismos fisiológicos que liberam mediadores capazes de interferir na resposta imunológica dos animais. 

3. MATERIAIS DE APLICAÇÃO

Os materiais utilizados para a aplicação das vacinas devem ser limpos, estéreis, adequados e destinados à vacina que será aplicada Isso acontece para que não haja contaminação que venha prejudicar a eficiência da vacina e a saúde dos animais.

DICA BÔNUS

Com a possibilidade de melhorar o desempenho e a eficiência da vacinação, é justo fazer a utilização concomitante de um modificador  orgânico, que traz diversos benefícios ao organismo dos animais. 

Quando o organismo animal está em equilíbrio, tudo funciona com melhor desempenho, por isso, ao utilizar o modificador é adicionada força extra que trabalha a favor da saúde geral dos animais.

Em algumas situações, como em determinadas época do ano, ocorre a redução de alguns nutrientes ingeridos através da dieta. 

Por isso, fazendo uso do modificador  orgânico, há a manutenção do estado nutricional dos animais, com aproveitamento de aminoácidos, minerais e vitaminas. Assim tornando a vacinação ainda mais eficiente, pois a partir de então, tem-se um organismo mais equilibrado.

O DESEMPENHO DA VACINAÇÃO: ALÉM DAS TÉCNICAS DE MANEJO

O melhor desempenho da vacinação está associado a uma série de medidas que podem ser tomadas pelos produtores, buscando proporcionar aos animais um ambiente que traga meios em que eles possam manter sua saúde. 

Lembrando que a saúde dos animais não somente compreende técnicas de manejo, ela vai além!

Uma ótima proposta é a utilização de produtos veterinários de qualidade, como método sadio que previne a ocorrência de enfermidades, complicações, perdas, e que eleva o nível de eficiência da vacinação para todo o rebanho.

Produtos como o Modificador Orgânico Profit e a Starvac garantem, respectivamente, um  melhor desempenho e rendimento animal e proteção contra as principais clostridioses.

Por isso, a escolha e aplicação dessas ferramentas coadjuvantes à melhoria de desempenho são de extrema importância e impactam positivamente em toda produção.