A saúde única é muito importante para o bem-estar de todos. Afinal, ela é a interconexão da saúde humana, animal e ambiental.
Sendo assim, a união de todas elas é de grande importância para a sobrevivência, pois auxilia nos cuidados de saúde do ecossistema como um todo.
Ademais, vários setores se comunicam e trabalham juntos para alcançar melhores resultados de saúde pública, como respostas anti-pandemias zoonóticas, segurança alimentar e nutricional, resistência antimicrobiana, proteção da biodiversidade, entendimento e combate das mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.
Conforme pontuada a necessidade da saúde única para o bem-estar de todo ser vivo, continue a leitura e saiba mais sobre suas vertentes.
Primeiramente, é válido ressaltar que o papel do Médico-veterinário vai muito além da atuação em clínicas veterinárias ou em campo, cuidando da saúde de pequenos e grandes animais, respectivamente.
Sendo assim, as atividades desses profissionais englobam várias partes da saúde única, como:
Ao passo que a saúde única tem implicações diretas na saúde animal, bem-estar das pessoas e no equilíbrio do ambiente, ela desempenha um papel crucial na prevenção de zoonoses.
Em síntese, zoonoses são doenças que podem ser transmitidas entre animais e humanos, bem como a Raiva, Leptospirose, Febre Maculosa, dentre outras. Dessa forma, a saúde única atua na prevenção delas com:
Acima de tudo, adotar a abordagem de saúde única é manter um ambiente saudável e seguro para todas espécies e também para o ecossistema.
Por isso, colabore com boas práticas para o bem-estar e consulte nosso catálogo de produtos que mantêm animais saudáveis e longe de doenças graves.